Quase 70% dos profissionais portugueses espera ser aumentado acima da inflação

3 dez 2022, 13:00
multibanco, dinheiro, cartões, economia. Foto: Fernando Gutierrez-Juarez/picture alliance via Getty Images

Caso as suas expectativas não se cumpram, 23% dos inquiridos admite procurar um novo trabalho

Quase 70% dos profissionais portugueses (68%) esperam receber um aumento salarial em 2023, e 64% espera mesmo que esse aumento seja superior à taxa de inflação. Caso as suas expectativas não se cumpram, 23% dos inquiridos admite que vai procurar um novo trabalho, conclui o inquérito elaborado pela Robert Walters.

“Além de oferecer projetos desafiadores, uma cultura corporativa que se alinhe com os valores pessoais e que ofereça uma progressão de carreira clara, bem como um pacote salarial que inclua benefícios e bónus, continua a ser fundamental. O manager deve prestar atenção às expectativas dos seus candidatos para criar uma oferta bem-sucedida”, comenta François-Pierre Puech, diretor da Robert Walters Portugal, citado em comunicado.

Com a inflação a galopar, a maioria dos profissionais espera receber aumentos salariais que, no mínimo, os ajudem a não perder poder de compra durante o próximo ano. Além disso, os portugueses estão, agora, mais abertos a outras oportunidades de trabalho que ofereçam salários mais elevados, assim como um pacote de benefícios mais atrativo.

Sem comunicação oficial, mas 38% espera receber bónus anual

Além do aumento salarial, uma fatia significativa de profissionais está também à espera de receber o bónus anual. Ainda que apenas 10% dos trabalhadores inquiridos tenham afirmado que já lhes foi comunicado que receberão realmente um bónus no próximo ano, 38% dos profissionais — apesar de não terem recebido uma confirmação oficial — estão também a contar com esse ‘cheque’ adicional.

Já percentagem menor (16%), que também não recebeu qualquer comunicação sobre o tema, não espera que lhe seja atribuído o bónus. Apenas 7% sabe já que não terá qualquer tipo de bónus em 2023.

Entre as empresas inquiridas, 31% darão bónus para posições de mid senior/manager/diretor e 42% para nível executivo/c-level. Questionadas sobre a quantia desse bónus, 26% das companhias responderam que, para posições de manager/diretor, o prémio será entre 11% a 15% do salário base, enquanto para executivo/c-level 15% das empresas tencionam atribuir um bónus de mais de 20%.

O inquérito realizado pela consultora de recursos humanos envolveu mais de mil profissionais na Europa, cerca de 380 em Portugal.

Relacionados

Empresas

Mais Empresas

Patrocinados