Pelo menos 162 pessoas morreram e centenas ficaram feridas em sismo na Indonésia

CNN Portugal , BC com Lusa - notícia atualizada às 12:06
21 nov 2022, 08:32

Governador da província diz que número de vítimas deve aumentar

Mais de 160 pessoas terão perdido a vida na sequência de um terramoto de magnitude 5,6 na escala de Richter registado esta segunda-feira na Indonésia, na província de Java Ocidental, na ilha de Java. O sismo fez ainda centenas de feridos, anunciaram as autoridades locais.

Herman Suherman, responsável da administração de Cianjur, a cidade onde se localizou o epicentro do sismo, disse ao canal de notícias MetroTV, citado pela Reuters, que pelo menos 20 pessoas morreram num hospital na área em consequência do tremor de terra. O governador da província Ridwan Kamil, citado pela agência Reuters, atualizou entretanto para 56 o número total de vítimas mortais. Suherman também disse à imprensa local, citado pela BBC, que há cerca de 700 feridos e que é provável que, devido às réplicas do sismo, o número de vítimas venha a subir.

Sismo provocou danos graves em edifícios na ilha de Java (Foto: AP) 

Testemunhas citadas pela Reuters garantem que o sismo foi sentido com violência em Jacarta, a cerca de 100 quilómetros de Cianjur, levando a que vários edifícios da capital indonésia fossem de imediato evacuados.

O Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, sigla em inglês), que acompanha a atividade sísmica em todo o mundo, registou o terramoto às 13:21 (06:21 em Lisboa) e localizou o epicentro a 16,7 quilómetros da cidade de Cianjur, que tem uma população de cerca de 170.000 pessoas.

A Agência de Meteorologia, Climatologia e Geofísica da Indonésia (BMKG) estimou a magnitude do abalo em 5,6 e descartou um perigo "potencial para ‘tsunami’".

Na sexta-feira, um sismo de magnitude 6,9 sacudira já a costa oeste da Indonésia e o epicentro foi localizado perto da ilha de Enggano.

A Indonésia, com cerca de 275 milhões de habitantes, fica no chamado Círculo de Fogo do Pacífico, uma área de grande atividade sísmica e vulcânica na qual são registados cerca de 7.000 terramotos a cada ano, a maioria deles moderados.

Ásia

Mais Ásia

Patrocinados