IC5 reabriu ao trânsito. Incêndio em Alijó está "quase dominado"

Agência Lusa , CF
17 ago, 20:30
Incêndios (Lusa/Paulo Cunha)

O Itinerário Complementar 5 (IC5) reabriu ao trânsito, depois de ter estado fechado por precaução devido a um incêndio que deflagrou esta quarta-feira na zona do Pópulo, Alijó, e que poderá estar dominado nas próximas horas, disse a Proteção Civil.

“O incêndio está quase dominado, só temos uma frente ativa, já reabrimos as estradas e estamos à espera da máquina de rastos para vir consolidar algumas manchas”, afirmou Artur Mota, segundo-comandante distrital de operações de socorro de Vila Real.

Por prevenção, a meio da tarde, o IC5 foi cortado ao trânsito entre os nós do Pópulo e de Alijó, estando já reaberto.

Mantém-se cortada a Estrada Nacional (EN) 212, entre as aldeias de Ribalonga e Cal de Bois.

Artur Mota disse que a palavra de ordem é “cautela”, devido ao vento e ao combustível disponível no terreno, mato e pinheiro-bravo, mas salientou que o “combate está a correr favoravelmente” e que está convencido de que ao “início da noite” o fogo poderá "estar resolvido”.

Referiu também que já há operacionais empenhados nas operações de rescaldo.

Segundo o ‘site’ da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) o alerta para o fogo foi dado às 13:50 e no local estavam, pelas 19:00, 115 operacionais, apoiados por 35 viaturas. Durante a tarde estiveram mobilizados para este fogo cinco meios aéreos.

No início do fogo, segundo Artur Mota, verificaram-se “duas ou três projeções” e o facto de estarem aldeias próximas causou preocupações, não se tendo verificado, no entanto, danos.

País

Mais País

Patrocinados