Fogo na serra da Estrela: os sete bombeiros foram encontrados e estão em segurança

Agência Lusa , PP (atulizado às 21:21)
15 ago 2022, 19:51

Reacendimento em Vale de Amoreira também obrigou à evacuação da aldeia e do parque de campismo de Valhelhas. Mas não só. Presidente da Câmara da Guarda fala em fogo "completamente descontrolado"

O grande incêndio da serra da Estrela teve este domingo um reacendimento em Vale de Amoreira, no concelho de Manteigas, o que obrigou à evacuação da aldeia e do parque de campismo de Valhelhas, no vizinho município da Guarda.

Entretanto, a TVI sabe que os sete bombeiros que estavam nas duas viaturas por localizar, foram encontrados e estão em segurança. Uma era um camião cisterna. Estavam a tentar ajudar um pai e um filho a proteger a casa das chamas. Isso mesmo foi testemunhado pela jornalista da TVI/CNN Portugal, Catarina Duarte Fonseca que se encontra no local. O botão de pânico nas duas viaturas tinha sido acionado.

Em declaração à agência Lusa, fonte do Comando Distrital de Operações de Socorros (CDOS) da Guarda avançou que o reacendimento ocorreu “ao início da tarde” em Vale de Amoreira. Apesar de nos concelhos da serra da Estrela terem ocorrido outros incêndios rurais esta semana, este incêndio, que deflagrou na madrugada do dia 06 (sábado) na Covilhã (distrito de Castelo Branco), destacou-se pela sua dimensão, uma vez que só foi dominado uma semana depois, na noite de sexta-feira, dia 12.

Além de atingir o concelho da Covilhã, chegou a Manteigas, Gouveia, Guarda e Celorico da Beira, no vizinho distrito da Guarda, queimando um total superior a 14 mil hectares, segundo dados provisórios. Em causa está uma área de parque natural classificada.

Presidente da Câmara da Guarda fala em fogo "completamente descontrolado"

O presidente da Câmara da Guarda, Sérgio Costa, disse entretanto que o incêndio que reativou na serra da Estrela está “completamente descontrolado”, destacando que há muitas pessoas a serem retiradas da vila de Gonçalo.

“O incêndio está completamente descontrolado”, afirmou Sérgio Costa às 20:25 à agência Lusa.

Numa breve declaração, o autarca adiantou que eram muitas as pessoas a serem retiradas da vila de Gonçalo.

“O programa Aldeia Segura [Pessoas Seguras] está a ser ativado em todas as aldeias do sul do concelho”, declarou.

O presidente da Câmara esclareceu ainda que há meios no local, mas com a intensidade do vento “é muito complicado” o combate.

Entretanto, o presidente do município de Manteigas, Flávio Massano, escreveu na sua conta na rede social Facebook que estava o caos em Vale de Amoreira.

“Há focos em todo o lado, dentro e fora da aldeia. Os bombeiros não chegam para tudo, todos os civis andam no combate com o que podem. Não há comunicações, não consigo dar mais informações”, refere a publicação feita há cerca de três horas.

Na altura, Flávio Massano explicava que “as frentes progridem em direção a Valhelhas e noutras direções”, acrescentando: “Pedem-se bombeiros e meios aéreos por todo o lado!”.

Pelas 20:45, estavam no terreno 559 operacionais, apoiados por 174 viaturas e um meio aéreo, segundo o sítio na Internet da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil.

País

Mais País

Patrocinados