Incêndio de grandes dimensões perto do Hospital de Cascais faz um ferido. Mais de 650 bombeiros no combate às chamas

António Guimarães , com Lusa - Atualizada às 19:24
25 jul 2023, 18:15

Autoestrada A5 cortada nos dois sentidos e a localidade de Zambujeiro foi evacuada

Um incêndio de grandes dimensões está a ser combatido por 660 operacionais na zona do Zambujeiro, em Alcabideche, no concelho de Cascais. No local estão ainda mais de 170 viaturas, sendo que o fogo também chegou a ser combatido por vários meios aéreos, que entretanto desmobilizaram com o cair da noite.

O fogo está a lavrar em duas frentes e está a ser empurrado por ventos de quase 40 quilómetros por hora, encontrando-se perto do Hospital de Cascais. A Proteção Civil garante, por agora, que aquela unidade hospitalar está segura e a funcionar com normalidade, não havendo risco de evacuação. O presidente da Câmara Municipal de Cascais indicou à CNN Portugal que a estrutura nunca esteve em risco. Carlos Carreiras explicou que o que tem atacado a zona é o fumo provocado pelo fogo, tendo as autoridades recomendado o fecho de todas as janelas daquela unidade.

A grande preocupação agora é uma eventual mudança do vento, que pode dificultar o combate às chamas. As autoridades já começaram a fazer movimentos com máquinas de arrasto, nomeadamente para conter um eventual avanço do fogo.

"Fizemos evacuações por precaução. [As pessoas] estão a ser acompanhadas pela Proteção Civil e pela câmara", referiu Carlos Carreiras.

Para já, segundo a Proteção Civil, não existem danos em habitações. “Neste momento a prioridade é salvaguardar as pessoas e as habitações. Não temos conhecimento de nenhuma habitação ardida. De qualquer forma, estamos a proceder já a um levantamento nas áreas onde é possível aceder em segurança”, referiu Hugo Santos, no posto de comando, pelas 19:30.

O responsável confirmou que o vento “está a ser o grande inimigo” no combate ao incêndio, mas também descartou a necessidade de evacuar o Hospital de Cascais, ainda que esteja próximo do local onde o fogo lavra.

“O Hospital de Cascais está na direção da coluna de fumo, mas não corre qualquer risco, nem para os utentes do hospital, nem para os colaboradores”, apontou.

Hugo Santos reconheceu que nas próximas horas o combate será dificultado pelo vento e pela “necessidade constante de reposicionar meios”.

“As próximas horas vão ser horas muito difíceis. Primeiro para conseguir dominar o incêndio e depois fazer uma consolidação através de máquinas de rasto”, explicou.

Bombeiro ferido e A5 cortada

Um bombeiro acabou por ficar ferido na sequência do fogo, com as autoridades a ordenarem o corte de várias vias, uma vez que as chamas estão perto de zonas urbanas.

A circulação na Autoestrada 5 (A5) foi cortada nos dois sentidos entre os nós de Alvide e de Cascais. “O trânsito está a ser desviado para a Autoestrada 16 (A16)”, acrescentou uma fonte da GNR à agência Lusa.

A localidade de Zambujeiro foi evacuada devido ao incêndio florestal que lavra naquela zona, confirmou à CNN Portugal o presidente da Câmara Municipal de Cascais, indicando que várias pessoas foram retiradas.

Retirados vários animais de canil

Outra das preocupações é a retirada de centenas de animais do local, com o grupo IRA a apelar que sejam cedidas caixas transportadoras, uma vez que as chamas se aproximam do canil municipal.

Cerca de 880 animais da Associação São Francisco de Assis e de outro canil foram retirados das instalações devido ao incêndio que lavra em Cascais desde meio da tarde, disse à agência Lusa o vereador Nuno Piteira Lopes.

Os animais foram transferidos para o campo de futebol do Zambujeiro e estão em segurança, adiantou o vereador, responsável pela Associação São Francisco de Assis, pouco depois das 20:30.

Cerca de 800 cães e gatos estavam na Associação São Francisco de Assis e outros 80 cães estavam num canil junto à 3.ª Circular de Cascais.

De acordo com o vereador na Câmara de Cascais, no distrito de Lisboa, as chamas chegaram junto à vedação da Associação São Francisco de Assis, situada em Alcabideche.

A operação para a retirada dos animais foi feita com o apoio da população, de várias associações e da organização IRA - Intervenção e Resgate Animal.

O alerta para o fogo foi dado por volta das 17:00, sendo que as chamas lavram perto de uma zona habitacional.

País

Mais País

Patrocinados