Académica: Rúben Vinagre ainda não foi inscrito, FIFA coloca entrave

18 nov 2016, 00:19
Rúben Vinagre (asmonaco.com)

Entidade máxima do futebol não permite cedência de menores

Depois de ser campeão europeu de sub-17 por Portugal, Rúben Vinagre tinha na expectativa fazer uma boa época para impressionar Leonardo Jardim e chegar à equipa principal do Monaco.

Assinou um contrato profissional, fez a pré-época com o plantel principal e foi emprestado à Académica de Coimbra para ganhar experiência e minutos numa liga profissional, já que em França deveria alinhar ou pelos sub-19 dos monegascos ou pela equipa B.

O empréstimo foi acordado no último dia de mercado, mas até agora o lateral esquerdo ainda não realizou qualquer jogo pela Briosa porque a FIFA não autorizou a inscrição.

A FIFA tem «apertado» a fiscalização quanto a transferências de menores e não prevê a cedência temporária (empréstimos) de jogadores com menos de 18 anos. Rúben Vinagre tem apenas 17 e por isso os estudantes não conseguiram inscrevê-lo.

A Briosa quando soube da impossibilidade recorreu, alegando que este «é um caso especial pois o atleta está a ser emprestado a um clube do país do qual é originário», revelou ao Maisfutebol fonte do departamento de comunicação da Académica.

Trata-se de um processo moroso porque a inscrição de um jogador nesta condição requer o cumprimento de vários parâmetros, entre outros o acompanhamento dos pais e uma matrícula escolar.

«A Académica depois de concluir toda a burocracia espera apenas por luz verde da FIFA para inscrever o atleta», adiantou a mesma fonte.

A equipa, que agora milita na II Liga, tem apenas a preocupação de inscrever o jogador, mas o Monaco está atento à situação, considera que o jovem não pode estar parado e vai decidir na próxima semana o que fazer com Rúben Vinagre, sendo possível que decida já pela reintegração do jogador.

Relacionados

Patrocinados