Urgência do Hospital de Leiria encerrada por falta de capacidade de resposta

Ana Botto | Cláudia Évora , Notícia atualizada às 19:25
1 jun 2022, 18:43
Faltam 53 especialistas no Hospital de Leiria

Doentes estão a ser encaminhados para o Hospital Universitário de Coimbra. Sindicato Independente dos Médicos fala em "triste" e "perigoso" exemplo

O Hospital de Santo André, em Leiria, está desde as 16:00 desta quarta-feira sem receber doentes urgentes por falta de camas. Os doentes que chegam ao serviço de urgência estão a ser encaminhados para o Hospital Universitário de Coimbra. 

"O pedido para o encaminhamento de doentes emergentes teve início às 16h00 de hoje e, ao início da noite, a situação será reavaliada", lê-se numa nota enviada à CNN Portugal. 

O hospital explica ainda que nos últimos dias "tem registado alguns constrangimentos (...) relacionados com um aumento de afluência de utentes, muito superior à sua capacidade". Como tal, isso tem dificultado uma "resposta adequada ao nível da prestação de cuidados de saúde". A assistência de consultas menos urgentes pode estar em causa. 

"Estão a ser definidas medidas para regularizar esta situação, que pode implicar a paragem de atividade assistencial programada de consultas menos urgentes, de forma a dar resposta aos doentes mais graves".

Na mesma nota, o Conselho de Administração pede aos utentes que não necessitem de cuidados de saúde urgentes, "que recorram aos Cuidados de Saúde Primários", de modo a "libertar as urgências hospitalares para os casos mais graves". 

Sindicato dos Médicos fala em "triste" e "perigoso" exemplo

Numa reação à notícia divulgada, o Sindicato Independente dos Médicos (SIM) disse tratar-se de um "triste" e "perigoso" exemplo da falta de investimento no Serviço Nacional de Saúde (SNS). 

"A saga do Hospital de Leiria continua. Hoje e por falta de camas de Medicina no Centro Hospitalar de Leiria, foi encerrada a urgência médica", lê-se no comunicado. 

De acordo com o SIM, fica comprometida a "assistência a 400.000 habitantes". 

Relacionados

Saúde

Mais Saúde

Patrocinados