IGAS abre inquérito a morte de idoso que esperou seis horas para ser transferido do Beatriz Ângelo

CNN Portugal , (notícia atualizada às 15:50)
22 ago 2023, 12:03

O idoso, com uma fratura na anca, terá ficado, segundo vários órgãos de comunicação social, quase seis horas numa maca de uma ambulância dos Bombeiros Voluntários de Camarate à espera de ser transportado para o Hospital de Santa Maria

A Inspeção-Geral das Atividades em Saúde (IGAS) abriu um inquérito para "obter todos os esclarecimentos" sobre a morte de um idoso de 93 anos que alegadamente esperou seis horas para ser transferido do hospital Beatriz Ângelo, em Loures, para outra unidade. Antes, a administração daquele hospital já tinha anunciado a abertura, "com carácter de urgência", de um inquérito para o mesmo efeito.

O idoso, com uma fratura na anca, terá ficado, segundo vários órgãos de comunicação social, quase seis horas numa maca de uma ambulância dos Bombeiros Voluntários de Camarate à espera de ser transportado para o Hospital de Santa Maria, no concelho vizinho de Lisboa.

Em comunicado, o Conselho de Administração do Hospital Beatriz Ângelo confirmou e lamentou a morte, ocorrida na segunda-feira, de um utente de 93 anos, do género masculino.

“Apesar de a avaliação preliminar não permitir estabelecer qualquer relação entre o tempo de permanência na urgência, a assistência prestada e o desfecho que veio a verificar-se, o Conselho de Administração determinou a abertura de um processo de inquérito com caráter de urgência para cabal apuramento dos factos”, é referido na nota.

Em comunicado enviado às redações, a IGAS diz ter tido conhecimento da situação através da imprensa. "Considerando que a IGAS decidiu abrir um processo de esclarecimento, para avaliar a necessidade de desenvolver outro tipo de ação inspetiva e que a Entidade Reguladora da Saúde, no quadro das suas competências, também se encontra a averiguar a situação, através de um processo de avaliação, estes dois organismos decidiram cooperar de modo a 
obter todos os esclarecimentos necessários de forma complementar", declara.

A Câmara de Loures lamentou o incidente e garantiu estar a acompanhar a situação no hospital local.

"A autarquia está igualmente atenta e a acompanhar com preocupação a situação na urgência desta unidade hospitalar, que está a prejudicar os utentes do concelho de Loures, nomeadamente por falta de capacidade de resposta. Continuamos a insistir na necessidade de se tomarem medidas de forma a inverter esta realidade", pode ler-se numa nota enviada às redações.

País

Mais País

Patrocinados