Cantona está a celebrar as grandes catedrais do futebol (e uma delas é Alvalade)

13 jan, 09:14
Eric Cantona
Eric Cantona

O antigo jogador realizou uma série de filmes sobre as cidades mais apaixonadas por futebol. A partir daí surgiu a ideia de lançar um projeto de viagens para verdadeiros adeptos. São sete cidades, sete clubes e um deles é o Sporting: para viver a magia de Alvalade num dérbi com o Benfica.

PUB

«Andas à procura do jogo bonito? Durante anos percorri o mundo à procura do futebol. Aquele tipo de futebol que põe o coração a saltar e faz o estádio tremer. Se, como eu, procuras uma viagem pelo futebol puro, tenho uma coisa para ti. Um clube, uma cidade, um jogo.»

É desta forma, e bem ao seu estilo, que Cantona dá as boas-vindas ao mais recente projeto: o Looking FC. Um programa que criou com os irmãos Jean-Marie e Joel Cantona para levar os adeptos de futebol durante quatro dias a uma viagem pelos mais fascinantes santuários.

PUB

Entre eles, Lisboa, o Estádio de Alvalade e o Sporting-Benfica.

A ideia, conta Cantona, nasceu depois de ter feito uma série de documentários chamados «Looking for...» em várias cidades e com vários clubes. Entre eles o Sporting, claro.

«De Buenos Aires a Barcelona, de Istambul ao Rio de Janeiro, o futebol é mais do que um jogo, é um modo de vida. Eu amo futebol. Eu amo contar histórias. Com os meus irmãos e a nossa produtora Canto Bros fizemos uma série de filmes que exploravam a paixão, a dor, a história, o poder e a magia das capitais do futebol em todo o mundo, com as pessoas que o vivem e respiram todos os dias: os adeptos», explicou.

PUB
PUB
PUB

«Agora trago o espírito do que é o jogo bonito para toda a gente. Sempre quis saltar com os madridistas no Bernabéu, sentir o ritmo de um dérbi de Milão ou cantar bem alto no Kop ' You’ll never walk alone'? Agora pode.»

Basicamente é isto.

Um dos mais icónicos jogadores da história do futebol desenhou com o próprio punho uma série de viagens que combinam o amor pelo jogo com a paixão pelas grandes cidades europeias de futebol. Cada viagem é experiência íntima, limitada a uma lotação máxima de vinte adeptos, e não foi pensada para chegar às massas: pretende atrair os verdadeiros adeptos do futebol puro, duro e visceral.

O projeto foi apresentado esta quarta-feira e, para já, passa por cinco países, sete cidades e dez jogos. Barcelona, Madrid, Manchester, Liverpool, Milão, Paris e Lisboa.

A ideia é acompanhar sete equipas em dez clássicos verdadeiramente empolgantes.

Liverpool-Inter Milão, 6 de março
Real Madrid-PSG, 7 de março
Manchester United-Atlético Madrid, 13 de março
Real Madrid-Barcelona, 18 de março
Liverpool-Manchester United, 18 de março
Barcelona-Sevilha, 1 de abril
Sporting-Benfica, 15 de abril
PSG-Marselha, 15 de abril
Inter-Roma, 22 de abril
Manchester United-Chelsea, 13 de maio

PUB
PUB
PUB

As viagens duram quatro dias e não são baratas: andam ali à volta dos dois mil euros. Curiosamente a viagem a Lisboa para ver o Sporting-Benfica até é a mais barata: 1450 euros, com estadia no Pestana CR7 incluída.

As mais caras são a Liverpool, para ver o Liverpool-Inter Milão, e a Madrid, para ver o Real Madrid-PSG: ambas custam 2620 euros.

Ah, a viagem para a cidade não está incluída: o preço é para estadia, bilhete do jogo, refeições, alguns copos à noite e várias experiências que Cantona aconselha.

«A nossa ideia era criar as experiências de futebol mais apaixonantes do mundo, com carisma e alma», considera a antiga estrela francesa.

«Tudo hoje é feito para otimizar o preço. Nós queremos otimizar a paixão.»

O itinerário em Lisboa começa com uma visita ao Estádio de Alvalade, seguido de um workshop para aprender os cânticos das claques leoninas e, para terminar o dia, um jantar de estilo familiar num restaurante de sportinguistas.

O segundo dia começa com uma caminhada pelos locais que Ronaldo frequentava quando viveu na capital e um almoço num mercado tradicional. Segue-se a viagem para Alvalade, para aproveitar o ambiente junto às roulottes do estádio e beber umas cervejas, antes de entrar para a bancada para viver o grande dérbi. Após o jogo, há copos na zona histórica.

PUB
PUB
PUB

O terceiro dia arranca com uma manhã livre, a que se segue uma aula sobre a história do Sporting num núcleo leonino. Para a noite fica reservado o jantar e mais copos num Sports Bar. O último dia é todo ele dedicado à viagem de regresso a casa.

«Lisboa pode ser a capital mais pequena da Europa, mas quando se trata de futebol torna-se grande. Os adeptos do Benfica e do Sporting ligam pouco uns aos outros, mas amam a sua cidade, do Tejo às Sete Colinas. Aqui vive o fado, aqui Ronaldo fez história, Lisboa é futebol e futebol é tudo.»

A viagem garante, de resto, unir os visitantes a pessoas reais, estabelecendo relações reais. Por isso o passeio em Lisboa contará com a presença de adeptos do Sporting, que prometem tornar a experiência mais verdadeira. No entanto, e antes disso, Cantona diz que é necessário quem chega a Lisboa saber dizer uma frase em português perfeito. «Vamos ver o Sporting!»

Refira-se que este projeto é totalmente independente dos clubes, ou seja, o Sporting não participa nele. As atividades que Cantona propõe são todas elas abertas ao público, algumas mediante compra de um bilhete, pelo que são experiências que qualquer adepto pode viver.

PUB
PUB
PUB

A ideia do francês era mesmo essa: não criar um circuito comercial ou artificial.

Por isso em Liverpool, por exemplo, os adeptos vão visitar um banco alimentar do clube para apoiar a comunidade local e vão aprender a história do You’ll never work alone no Jurgen’s Bierhaus, o mais famoso pub para adeptos dos Reds.

Em Paris há peticos após o jogo numa taberna turca muito popular entre os adeptos do PSG, em Madrid há pequeno almoço no famoso Café el Pavon, durante a feira del Rastro e há um encontro com um jornalista do El País para falar da história do Real Madrid.

Em Barcelona está combinada uma tarde inteira a beber e cantar na mais famosa Peña, a Cinc Copes, em Milão há um passeio pelos murais de San Siro guiado por dois artistas e há um encontro com uns mecânicos que fizeram um campo dentro da garagem.

Vale a pena dizer, por fim, que o Looking FC é um projeto que conta com a parceria da DHARMA, uma startup de viagens de nicho lançada em 2018, e que no futuro quer chegar a cidades como Buenos Aires ou Casablanca. Sim, que Cantona não fica por aqui.

PUB
PUB
PUB

Au revoir.

 

Uma newsletter para conversarmos - Decisão 22

Envie-nos as suas questões e sugestões de temas, responderemos pela caixa do correio

Saiba mais

Sporting

Mais Sporting

Patrocinados