Pelo menos 18 mortos após forte explosão que destruiu parte de um hotel centenário em Havana

Beatriz Céu | Cláudia Évora , Notícia atualizada às 00:06 de dia 7
6 mai 2022, 17:20

O alerta ocorreu por volta das 11:00 horas locais (16:00 em Lisboa)

Uma forte explosão destruiu, esta sexta-feira, uma parte do Hotel Saratoga na cidade de Havana. Trata-se de um unidade hoteleira centenária e de luxo da capital de Cuba. Na imagem que se segue, é possível perceber que o primeiro e segundo piso do edifício ficaram completamente destruídos. 

De acordo com a presidência de Cuba, há pelo menos 18 mortos, entre os quais um menor de idade, e 64 pessoas hospitalizadas. O balanço anterior apontava para oito mortos e 30 hospitalizados. 

Existem várias viaturas danificadas, porque estavam estacionadas perto do hotel e foram atingidas pelos destroços. Neste momento, a polícia e os bombeiros estão a fazer diligências no local para perceber quantas vítimas são no total e tentar resgatar possíveis sobreviventes dos escombros.

As causas da explosão ainda estão por apurar, mas existem relatos de que poderá estar relacionada com um camião que transportava gás natural liquefeito. O presidente de Cuba, Miguel Díaz-Canel já se encontra no local, acompanhado no primeiro-ministro Manuel Marrero Cruz. Numa publicação no Twitter, a presidência de Cuba disse que as investigações preliminares apontam para uma fuga de gás.

Em frente ao hotel existe uma escola primária - Escola Concepción Arenal - que também foi atingida pelos destroços. O edifício foi evacuado e não há vítimas a registar. O alerta ocorreu por volta das 11:00 horas locais (16:00 em Lisboa). 

O hotel de cinco estrelas, construído no século XIX, tem 96 quartos, dois bares, dois restaurantes e uma piscina na cobertura.

Mundo

Mais Mundo

Patrocinados