Zelensky discursa hoje ao Congresso dos EUA. Eis o que esperar

CNN , Clare Foran
16 mar 2022, 10:15
Tiroteio em escola primária nos EUA: bandeira a meia-haste

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, fará um discurso à distância esta quarta-feira aos membros do Congresso dos Estados Unidos. O discurso ocorre durante a invasão mortal da Ucrânia pela Rússia e quando Kiev pressiona os Estados Unidos para mais assistência na sua defesa.

"Enquanto a guerra continua na Ucrânia, é com grande respeito e admiração pelo povo ucraniano que convidamos todos os membros da Câmara e do Senado para participar num discurso virtual no Congresso dos Estados Unidos proferido pelo presidente Volodymyr Zelenskyy da Ucrânia na quarta-feira, março. dia 16 às 9h00 [13 horas de Portugal]", escreveram, em aos membros, Nancy Pelosi e Chuck Schumer [respetivamente, líder da Câmara dos Representantes e líder da maioria no Senado]. 

Há um amplo apoio bipartidário entre os legisladores dos EUA para ajudar a Ucrânia, tendo o Congresso aprovado na semana passada um pacote de ajuda de emergência com US$ 13,6 mil milhões em assistência humanitária, económica e de defesa ao país em conflito.

Além disso, e segundo apurou a CNN, Zelensky pressionou recentemente o Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, pedindo reforço de sanções para apertar ainda mais a Rússia.

O que Zelensky quer: de acordo com várias fontes familiarizadas com o contacto, Zelensky pediu especificamente a Biden mais esforços para banir a Rússia do comércio internacional e continuar a “alvejar” a elite russa, já que os EUA continuam a somar mais oligarcas e respetivas famílias à lista das suas sanções. Zelensky também mencionou fechar o acesso da Rússia às águas ​​internacionais.

Na carta enviado aos membros do Congresso e do Senado, Pelosi e Schumer reafirmaram o apoio dos EUA à Ucrânia na guerra.

"O Congresso permanece inabalável no nosso compromisso de apoiar a Ucrânia, enquanto este país enfrenta a agressão cruel e diabólica de Putin, e de aprovar legislação para incapacitar e isolar a economia russa, bem como fornecer assistência humanitária, de segurança e económica para a Ucrânia", escreveram eles.

"Estamos ansiosos para ter o privilégio de acolher o discurso do presidente Zelenskyi na Câmara e no Senado, e transmitir o nosso apoio ao povo da Ucrânia enquanto defendem corajosamente a democracia", disseram os dois democratas principais do Congresso.

 

Kaitlan Collins, Annie Grayer and Manu Raju contribuíram para contributed para esta notícia.

 

E.U.A.

Mais E.U.A.

Patrocinados