Renault retoma produção de carros na Rússia

22 mar 2022, 09:31

Produção tinha sido parada após a invasão da Ucrânia. Decisão vai no sentido contrário das outras grandes empresas, que estão a cortar laços com Moscovo

Ao contrário de muitas fabricantes automóveis - como a Volkswagen, BMW, Ford, Toyota, Mazda e Honda - a Renault decidiu retomar a produção na Rússia. Recorde-se que, desde a invasão da Ucrânia, quase há um mês, que Moscovo tem estado a sofrer uma debandada por parte de dezenas de empresas dos mais variados setores. 

No entanto, a empresa francesa, que tinha suspendido a produção na fábrica russa há cerca de mês, por alegados problemas logísticos após a invasão da Ucrânia, decidiu na segunda-feira voltar ao trabalho. De acordo com o jornal The Guardian, esta decisão contou com o apoio do governo francês. 

Já a agência Reuters refere que fontes próximas da empresa confirmaram que a administração esteve reunida há cerca de 10 dias a estudar várias opções, tendo decidido, pelo menos para já, manter a sua presença na Rússia. Renault Duster, Kaptur e Arkana e o Nissan Terrano são os modelos automóveis que a Renault produz em Moscovo. 

Desde 2016 que a Renault é detentora de dois terços, cerca de 67%, da AvtoVAZ, a maior fabricante de automóveis russa. Ora, isto significa que tem mais operações na Rússia do que a maioria dos outros países europeus. A empresa conta com 40.000 trabalhadores só na Rússia.

A AvtoVAZ vendeu quase 350 mil carros no ano passado, o que fez com que a Renault tivesse tido lucros, antes de aplicados os impostos, de 186 milhões de euros.

Empresas

Mais Empresas

Patrocinados