Putin aceita pedido de Macron e promete abrir corredores humanitários em Kiev, Kharkiv e Mariupol

7 mar 2022, 05:46
Habitantes de Irpin a fugir da cidade, a 5 de março. (AP Photo/Vadim Ghirda)

Anúncio por parte do governo de Putin surge após uma denúncia feita por militares ucranianos de que bombardeamentos e ataques com artilharia estavam a violar as regras do direito internacional humanitário

Militares russos vão realizar um cessar-fogo e permitir a abertura de um corredor humanitário em várias cidades ucranianas às 10:00 horas de Moscovo esta segunda-feira (07:00 horas em Portugal Continental). A notícia foi avançada pela agência Reuters que cita a agência Interfax.

Os corredores vão abranger a capital, Kiev, mas também as cidades de Mariupol, Kharkiv e Sumy. De acordo com a Interfax, que cita fonte do Ministério da Defesa russo, a decisão surge após um pedido do presidente francês, Emmanuel Macron.

Esta será mais uma tentativa de proteger os civis da guerra já depois de a evacuação de Mariupol ter falhado novamente este domingo e de, em Irpin, oito civis, incluindo crianças, terem sido mortos durante um bombardeamento enquanto tentavam fugir da Ucrânia.

De acordo com o comunicado do Ministério da Defesa russo, citado pela agência de notícias estatal russa RIA, "os civis poderão deixar Kiev, Mariupol, Kharkiv e Sumy. Ao mesmo tempo, durante a abertura de corredores humanitários, as Forças Armadas da Federação Russa vão monitorizar o objetivo contínuo da evacuação, inclusive com o uso de veículos militares. Portanto, alertamos que todas as tentativas do lado ucraniano de mais uma vez enganar a Rússia e todo o mundo civilizado ao interromper a operação humanitária, supostamente por culpa das Federações Russas desta vez, são inúteis e inúteis”.

A notícia surge cerca de trinta minutos depois de as forças militares ucranianas terem acusado a Rússia de continuar a lançar bombardeamentos e ataques com artilharia a partir de regiões na Bielorrússia.

De acordo com um relatório operacional divulgado pouco antes das 7:00 locais (05:00 de Portugal Continental), o estado-maior das forças armadas da Ucrânia afirma que a Rússia continua a “violar as regras do direito internacional humanitário”, bombardeando civis e corredores humanitários.

Os militares também avançaram que a cidade de Irpin nos arredores ocidentais de Kiev foi "privada de luz e água por mais de três dias", acrescentando que " o inimigo proibiu os moradores de deixar as suas casas.”

Num comunicado anterior, o estado-maior das forças armadas da Ucrânia alertou para o facto de a Rússia estar a planear avançar com um ataque contra Kiev. Segundo um comunicado, publicado pelo Serviço Especial de Comunicações da Ucrânia na sua página oficial no Telegram, as tropas russas “começaram a acumular recursos para invadir Kiev”.

Na cidade de Irpin, na periferia oeste de Kiev, tropas russas estão a avançar em direção à capital com tanques e unidades de infantaria motorizada, bem como a tentar chegar à periferia leste de Kiev através dos distritos de Brovarsky e Boryspil.

Autoridades ucranianas também anunciaram que as forças de Putin estão a tentar tomar o controlo das cidades de Chernihiv e Sumy, no entanto sofreram perdas volumosas nestas cidades, nas últimas horas.

Europa

Mais Europa

Patrocinados