Em causa estão os lançadores de foguetes múltiplos recentemente enviados pelos Estados Unidos da América
O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, afirmou que as armas pesadas ocidentais já estão a “funcionar de forma muito poderosa”, com a precisão necessária para atacar vários pontos fundamentais do exército russo, particularmente depósitos de armamentos russos.
“As armas enviadas pelos nossos parceiros ocidentais finalmente começaram a funcionar de forma muito poderosa. A sua precisão era algo de que precisávamos. Os nossos defensores infligiram ataques notáveis em depósitos e noutros locais de importância logística para a Rússia”, revelou o presidente ucraniano no seu habitual discurso noturno.
Em causa estão os lançadores de foguetes múltiplos recentemente enviados pelos Estados Unidos da América, o HIMARS. Estas armas permitem ao exército ucraniano atacar a longa distância e com uma enorme precisão alvos militares russos, sem que estes consigam contra-atacar. Especialistas militares preveem que estes ataques vão atrasar bastante as operações militares russas no terreno.
‘No matter how hard the occupiers try to catch us, they will fail. We will definitely endure. And we will restore everything.’ ~Zelenskyy pic.twitter.com/umvM66k59n
— Ramayan Original-'Ya Tut' to fight the info war (@OriginalRamayan) July 6, 2022
“Estes ataques reduzem significativamente o potencial ofensivo do exército russo. As perdas dos ocupantes vão continuar a aumentar todas as semanas, bem como a dificuldade de fornecimento”, destacou Zelensky.
O presidente ucraniano apelou ainda para que todas as pessoas comuniquem com os habitantes das regiões ocupadas para que estas saibam que o exército ucraniano vai recuperar o seu território, de forma a não se sentirem abandonadas.
“As forças ucranianas estão a avançar em várias direções táticas, particularmente no sul – na região de Kherson – e no centro, em Zaporizhzia. Não vamos desistir da nossa terra – todo o território soberano da Ucrânia será ucraniano”, disse Zelensky.