EUA estão a enviar à Ucrânia armas antiaéreas soviéticas adquiridas em segredo pelo Pentágono

21 mar 2022, 19:08
Conflito Rússia/Ucrânia (Fotografia da AP)

O arsenal faz parte que uma reserva estratégica de armas russas adquiridas em segredo ao longo dos anos para estudar estes sistemas

Os Estados Unidos da América estão a enviar para a Ucrânia equipamentos militares soviéticos secretamente adquiridos ao longo dos anos pelo exército americano, de forma a reforçar a capacidade defensiva das forças armadas ucranianas, avança o jornal americano The Wall Street Journal

Em causa estão sistemas de mísseis e antiaéreos russos com várias décadas, comprados pelos norte-americanos ao longo dos anos a países que possuíam sistemas russos, com o propósito de estudar a tecnologia soviética e treinar o exército americano a combater contra este tipo de equipamentos. 

Segundo a publicação, o Pentágono está a estudar o envio do sistema 9K33 Osa, um equipamento móvel de defesa antiaérea de curto alcance, produzido pela União Soviética na década de 70. Estes equipamentos são idênticos aos operados pelos ucranianos, cujos sistemas são quase todos de origem russa, como é caso do S-300.

A Rússia lançou em 24 de fevereiro uma ofensiva militar na Ucrânia que matou pelo menos 925 civis e feriu 1.496, incluindo mais de 174 crianças, tendo provocado a fuga de mais de 10 milhões de pessoas, entre as quais mais de 3,48 milhões para os países vizinhos, indicam os mais recentes dados da ONU.

Segundo as Nações Unidas, cerca de 13 milhões de pessoas necessitam de assistência humanitária na Ucrânia.

A invasão russa foi condenada pela generalidade da comunidade internacional, que respondeu com o envio de armamento para a Ucrânia e o reforço de sanções económicas e políticas a Moscovo.

Europa

Mais Europa

Patrocinados