Guerra em Israel: brasileiro que estava no festival de música encontrado morto

CNN Brasil , Isadora Aires, Naira Zitei, Tiago Tortellada
10 out 2023, 20:19
Brasileiros desaparecidos em Israel

Ranani Nidejelski Glazer, de 24 anos, estava com a namorada quando o Hamas invadiu a festa

São Paulo - O brasileiro Ranani Nidejelski Glazer, de 24 anos, foi encontrado morto, segundo confirmou a família do jovem à CNN. O Itamaraty (Ministério das Relações Exteriores do Brasil) ainda não informou oficialmente a morte.

O pai de Ranani reconheceu o corpo do rapaz, segundo informou um primo à reportagem.

Ele estava desaparecido desde sábado (dia 7), quando o grupo islâmico Hamas, considerado terrorista pelos Estados Unidos e União Europeia, atacou uma rave — festa de música eletrónica — onde estava com a namorada.

Ranani chegou a publicar numa rede social sobre o bombardeio num bunker. Ele vivia em Israel há aproximadamente sete anos, e residia em Telavive.

Tinha terminado recentemente o tempo de serviço militar, obrigatório no país, e trabalhava como entregador.

Ranani nasceu em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, Brasil, e trabalhou anteriormente como editor de vídeos e designer de publicidades animadas.

A namorada do jovem, Rafaela Treistman, que estava com ele durante o ataque, relatou em entrevista exclusiva à CNN os momentos de pânico.

“Eu não lembro direito das coisas. Sei que em uma hora ele estava comigo, estávamos em um canto, abraçados, e em outra hora ele não estava mais. Eu estava tão desorientada que perguntava para uma menina que estava do meu lado ‘Ranani, é você?’. E ela não respondia”, conta.

Veja quem são as outras brasileiras desaparecidas.

Bruna Valeanu

Bruna Valeanu, brasileira desaparecida em Israel após ataques do Hamas / Reprodução/Redes sociais

Bruna Valeanu, de 24 anos, nasceu no Rio de Janeiro e mora atualmente em Petah Tikva, tendo-se mudado para Israel em 2015. Ela frequentou a escola TTH Barilan, no Brasil.

Uma irmã de Bruna confirmou o desaparecimento da jovem nas redes sociais.

Bruna estuda Comunicação e Sociologia/Antropologia na Universidade de Telavive. Numa publicação, a jovem havia dito que estava a desenvolver as suas capacidades em marketing e redes sociais.

Foi também instrutora de tiro das Forças de Defesa de Israel durante dois anos, entre 2018 e 2020.

Trabalhou também com vendas numa empresa de seguros de Israel.

Karla Stelzer

Karla Stelzer, brasileira desaparecida em Israel após ataques do Hamas

Outra brasileira desaparecida é a carioca Karla Stelzer.

O Itamaraty não divulga o nome dos desaparecidos, mas, conforme apurou a CNN, Karla estava num festival de música que foi atacado pelo Hamas.

À CNN, um amigo da brasileira informou que ela tem um filho que também mora em Israel.

Ele relatou o que terá sido o último áudio enviado por Karla a uma amiga. Na mensagem, ela terá dito que estava junto a pelo menos outras três pessoas.

No início, ainda segundo a descrição, acharam que os rockets eram fogo de artifício da festa e afirmaram que estavam em fuga do local.

A mãe de Karla, Regina Stelzer, também confirmou nas redes sociais o desaparecimento da filha, e disse que ela estava acompanhada do namorado, o israelita Gabriel Azulay, que também está desaparecido.

Médio Oriente

Mais Médio Oriente

Patrocinados