Agostinho Oliveira: «Este resultado deixa-nos apurados»

5 jun 2001, 23:51

Técnico português não esperava tantas facilidades

Agostinho Oliveira, responsável pelos sub-21 portugueses, foi o primeiro a confirmar aos jornalistas que, com os resultados desta terça-feira, Portugal tinha garantido em Abrantes a passagem aos play-off do Europeu de sub-21: «Para todos os efeitos, este resultado deixa-nos já apurados, pelo menos como um dos melhores segundos desta fase, e apenas a uma vitória do primeiro lugar», salientou o técnico, que logo de seguida reconheceu não estar à espera de um marcador tão desnivelado. 

«De forma alguma esperava estar a ganhar por 6-0 ao intervalo. Tinha dito que não ia ser fácil e não era para enganar ou motivar os meus jogadores. Eu já tinha visto jogar a equipa de Chipre, e hoje esta esteve longe do que já mostrou conseguir», afirmou Agostinho Oliveira, que de seguida passou a explicar as diferenças de rendimento entre a primeira e a segunda parte: «Na primeira parte Chipre tentou equilibrar as coisas e subir no terreno, e isso ajudou-nos. As nossas principais jogadas nasceram essencialmente da rapidez e do contra-ataque, porque ganhámos espaço na zona do meio-campo», resumiu. 

As dificuldades sentidas no segundo tempo têm uma explicação natural para o técnico português, que começou por dar mérito ao adversário: «Na segunda parte eles recuaram e tiraram-nos esses espaços. Era o que eu temia que pudesse acontecer desde o início». O técnico rejeita a ideia de alguma facilidade na abordagem aos 45 minutos, acentuando que procurou manter a motivação em níveis elevados: «Ao intervalo, disse aos jogadores que queríamos era massacrar, para nos habituarmos a jogar sempre no limite».  

Uma eventual quebra física foi também reconhecida pelo técnico português, que apontou algumas razões para o facto: «Jogámos na Irlanda na sexta-feira e no dia seguinte tivemos uma viagem atribulada, após a qual só chegámos ao hotel às 4 da manhã. Isto também se paga na alta competição», sutentou.  

A terminar, associando-se ao ambiente de festa, Agostinho Oliveira salientou o acolhimento que os sub-21 tiveram em Abrantes: «As condições de alojamento eram excelentes, o que nos ajudou a recuperar. As características do estádio também são óptimas, e só foi pena a relva não estar a nosso gosto: precisávamos dela mais rápida... Mas de qualquer forma, o apoio do público foi excelente», afirmou o técnico, que concluiu com um agradecimento à cidade de Abrantes.

Seleção

Mais Seleção

Mais Lidas

Patrocinados