Liga dos Campeões: Liverpool de Abel Xavier nos «quartos»

19 mar 2002, 22:27

Vitória sobre a Roma (2-0) em Anfield Barcelona e Liverpool de Abel Xavier deixaram Roma e Galatasaray pelo caminho.

O Barcelona e o Liverpool de Abel Xavier qualificaram-se para os quartos-de-final da Liga dos Campeões ao terminarem nas duas primeiras posições do Grupo B, o mais equilibrado da segunda fase, em que, à partida para a última jornada, todas as quatro equipas tinham possibilidades de seguir em frente. Pelo caminho ficaram o Galatasaray e a Roma que partiu para a última ronda no comando da classificação.

O regresso do carismático técnico francês Gerard Houllier ao «banco» do Liverpool, cinco meses depois de uma delicada operação ao coração, emplogou a equipa de Anfiled, com Abel Xavier no lado direito da defesa, para um início de jogo espectacular com todas as «setas» apontadas para a baliza de Antoniolli. Logo aos sete minutos, numa jogada confusa na área romana, com Abel Xavier envolvido, Danny Murphy foi derrubado na área por Marcos Assunção e Litmanen, que jogou no lugar do lesionado Owen, abriu o activo na conversão do castigo máximo.

A Roma ainda reagiu e quase chegou ao golo num poderoso remate de Totti, mas o Liverpool voltaria a assumir às rédeas do jogo até ao final do primeiro tempo. Uma espectacular cabeçada de Heskey, aos 64 minutos, na sequência de um livre marcado por Murphy, confirmou a qualificação dos ingleses. Fabio Capello ainda lançou o seu «joker» Montella, mas os romanos nunca conseguiram bater Dudek. Severas criticas deverão, certamente, aguardar Capello no regresso a Itália, depois do técnico da Roma ter deixado Montella, que tem estado em grande forma na Série A, no «banco» para apostar num Batistuta que está longe do seu melhor.

O internacional português do Liverpool esteve em bom plano, tal como toda a defesa inglesa, detacando-se em dois confrontos directos com Totti, e revelando grande disponibilidade para subir com a sua equipa para o ataque.

Ficha do jogo

Estádio de Anfield, em Liverpool

Árbitro: Rune Pedersen (Noruega)

LIVERPOOL: Dudek; Abel Xavier, Henchoz, Hyypia e Carragher; Smicer (McAllister, 90m), Murphy, Gerrard e Riise; Litmanen (Biscan, 88m) e Heskey.

Treinador: Gerard Houllier.

ROMA: Antonioli; Aldair, Samuel e Pannucci; Candela, Lima (Montella, 46m), Marcos Assunção (Cassano, 69m) e Tommasi; Emerson; Totti e Batistuta (Delvecchio, 46m).

Teinador: Fabio Capello.

Ao intervalo: 1-0.

Marcadores: Litmanen (7m, g.p.) e Heskey (64m).

Disiciplina: cartão amarelo a Abel Xavier (66m), Tommasi (63m) e Samuel (88m).

Resultado final: 2-0.

Golo de Luis Enrique apura Barcelona

Um golo solitário de Luis Enrique permitiu ao Barcelona bater (1-0) o Galatasaray, em Istambul, e garantir «in extremis» a qualificação para os quartos-de-final da Liga dos Campeões.

A equipa turca entrou em campo inspirada pelo apoio entusiástico dos seus «fanáticos» adeptos, consciente de que só uma vitória lhes permitiria ambicionar chegar aos quartos-de-final. Aos 19 minutos o Estádio Ali Sami Yen quase explodiu, quando Abelardo falhou uma intercepção e Umit Karan partiu para a balzia de Bonano sem oposição. Valeu aos catalães a fraca pontaria do avançado turco.

O Barcelona, que ao intervalo já sabia que o Liverpool vencia a Roma, entrou mais seguro para a etapa complementar. Uma bela combinação entre os holandeses Kluivert e Overmars, aos 58 minutos, permitiu a Rochemback isolar-se e, quando o guarda-redes Mondragón saiu ao seu encontro, o jovem brasileiro tocou para Luis Enrique que se limitou a encostar.

A primeira vitória do Barcelona sobre o Galatasaray nos últimos 28 anos, abre as portas dos quartos-de-final da Liga dos Campeões aos catalães. Um tónico, tendo em conta que no campeonato espanhol estão em sétimo, longe dos lugares de qualificação para a prova milionária.

Ficha do jogo

Estádio Ali Sami Yen, em Istambul

Árbitro: Rene Temmink (Holanda)

GALATASARAY: Mondragón; Pérez (Capone, 79m), Emre, Bulent e Ergun; Fleurquin, Ayhan Akman (Niculescu, 62m), Berkant e Hasan Sas; Arif Erdem (Kaya, 74m)e Umit Karam.

Treinador: Mircea Lucescu.

BARCELONA: Bonano; Puyol, Christanval, Abelardo e Coco; Xavi; Rochemback, Luis Enrique (Reiziguer, 89m) e Gabri; Kluvert e Overmars (Motta, 84m).

Teinador: Carlos Rexach.

Ao intervalo: 0-0.

Marcadores: Luis Enrique (58m).

Disiciplina: cartão amarelo a Luis Enrique (71m), Bonano (81m) e Niculescu (86m)

Resultado final: 0-1.

Clique aqui para ver as classificações.

Patrocinados