Michael Johnson, coleccionador de ouro

25 set 2000, 15:40

Bicampeão olímpico dos 400 m Foi o primeiro homem a conquistar por duas vezes o ouro nos 400 m dos Jogos Olímpicos. Hoje, somou essa proeza a muitas mais que acumulou ao longo de uma carreira impressionante.

«Fazer história é a minha principal motivação», afirmou Michael Johnson. E até agora é isso que tem feito o detentor do recorde do mundo dos 400 m, que hoje escreveu mais uma página no livro do atletismo, ao ganhar pela segunda vez consecutiva o ouro olímpico nos 400 m, com 43.84s. 

Michael Duane Johnson nasceu a 13 de Setembro de 1967, no Texas, e começou as suas passadas no desporto no futebol americano, ainda no liceu. Aos 21 anos Johnson tentou os primeiro apuramentos para os Jogos Olímpicos de Seoul, mas uma lesão frustrou as suas expectativas e impediu-o de participar. 

Ainda era cedo para o ínicio da carreira do «corredor imbatível». Em 1990, Johnson começou por vencer no seu país os 200 m. Um ano mais tarde tornou-se campeão do mundo da mesma distância. 

O momento pelo qual Michael Johnson tanto ansiava chegou em 1992, quando conseguiu o apuramento para os Jogos Olímpicos de Barcelona, para competir nos 200 m e nos 4x400 estafetas. Uma intoxicação alimentar obrigou-o a correr a primeira prova, os 200 m, doente e não se qualificou para as meias-finais.  

Mas foi ainda em Barcelona que Johnson se estreou no ouro olímpico, para nunca mais o perder. A prova de 4x400 estafetas salvou o seu orgulho e tornou-o pela primeira vez campeão olímpico. 

Atlanta-96 foi a sua consagração definitiva. O corredor americano «vingou-se» dos 200 m, sagrando-se campeão olímpico da modalidade ao mesmo tempo que bateu o recorde olímpico da distância, com 19.32 s. De caminho, ganhou também a medalha de ouro nos 400 m.  

Johnson não esconde o seu fascínio pelo ouro. Pelo contrário, não participa em nenhuma competição sem o seu fio de ouro ao pescoço, e não faz nenhuma corrida sem os seus ténis dourados. Afirma que quer acabar a carreira sem bronze, nem prata. Apenas quer ouro no seu currículo, e até ao momento tem conseguido. 

Em 1999 bateu o recorde dos 400 m, o qual se mantém até hoje, os seus 43,18s quebraram o recorde de onze anos de Butch Reynolds e deram a Johnson o seu quarto título mundial consecutivo nos 400 m. Na lista das dez melhores marcas de sempre nos 400 m, Johnson detém oito. 

Hoje Michael Johnson ganhou a sua quarta medalha de ouro olímpica, que junta assim às nove medalhas de ouro ganhas em campeonatos mundiais. 

A próxima corrrida para o ouro será na quinta-feira, nos 4x400 estafetas. A prova onde Johnson ganhou a sua primeira medalha de ouro será provavelmente a última corrida do «corredor imbatível»: «As estafetas são sempre divertidas, mas acho que esta corrida será a minha última prova olímpica e nada melhor do que correr com bons tipos para aproveitar bem o momento».

Mais Lidas

Patrocinados