Saragoça ergueu Taça do Rei

30 jun 2001, 22:20

Depois de vencer o Celta (3-1)

O Saragoça ergueu, esta noite, a sua quinta Taça do Rei, ao vencer, na final, disputada em Sevilha, o Celta de Vigo, por 3-1, depois de se ver em desvantagem a partir do quinto minuto. 

Um lance fantástico de Mostovoi, ainda o jogo mal havia começado, parecia gerar uma vitória fácil, de simples gestão para os galegos. Num longo movimento individual, entre um emaranhado de adversários, o russo fez tudo, do princípio ao fim, incluíndo o golo, num toque subtil, que reduzia Lainez à condição de mero espectador. 

Antes e pouco depois, o Saragoça nada fizera ou faria para negar a clara sensação de impotência, que superaria numa reacção lenta, mais conseguida do que consentida. Em poucos minutos, o Celta, letal num único momento de inspiração, parecia dominado, cada vez mais lento e inofensivo. 

O Saragoça cuidava então da emoção da final, corria atrás da desvantagem, ameaçando, ainda que pouco, conseguir o empate. Aguado obteve-o, aos 23 minutos, num cabeceamento tranquilo e eficaz, no meio de uma defesa desatenta e na sequência de um livre transformado na direita, próximo da linha lateral. 

Insatisfeito, o Saragoça fez ainda mais. Sem folga nem descanso, preparou a vantagem, no mesmo método paciente e pouco brilhante. Persistindo, apenas, até que José Ignácio caísse na área. Penalty, ordenou o árbitro, e bem. Jamelli só teve que convencer Cavallero a lançar-se para o lado errado. 

Só então o Celta parecia perceber o que se passava. A Taça escapava-lhe no volver dos segundos e a genialidade de Mostovoi, que tirava adversários do caminho em gestos inesperados e surpreendentes, não rendia, sequer, o empate. 

A segunda parte foi um longo exercício de pressão, de que a equipa de Vigo não retirou frutos. O golo resumia-se aos sinais gerados por Mostovoi, nos movimentos mais imprevistos, enquanto o Saragoça se conformava com a ideia de defender apenas, disfarçada em raros contra-ataques, que lhe valeriam o ampliar da vantagem no último ensaio. 

FICHA DO JOGO 

Jogo no Estádio Olímpico de La Cartuja, em Sevilha

Árbitro: García Aranda

SARAGOÇA: Lainez; Paco, Pablo, Aguado e Rebosio (Cuartero, 77m); José Ignácio, Gurenko, Vellisca (Garitano, 90m) e Acuña; Jamelli (Yordi, 69m) e Juanele

Treinador: Luís Costa

CELTA: Cavallero; Cáceres, Juanfran, Berizzo e Gustavo Lopes (McCarthy, 82m); Jayo e Giovanella; Karpin, Mostovoi e Velasco (Edu, 68m); Catanha

Treinador: Victor Fernandez

Ao intervalo: 2-1

Marcadores: 0-1, Mostovoi (5m); 1-1, Aguado (23m); 2-1, Jamelli (38m, g.p.); 3-1, Yordi (90m)

Mais Lidas

Patrocinados