Jardel: reunião em Valência para definir contratações

16 mai 2002, 12:04

O nome de «SuperMário» pode ser o prato forte O corpo directivo do campeão espanhol discutirá esta tarde as contratações. Para a frente, Jardel é prioridade.

A hipótese de Mário Jardel reforçar o Valência dominou a manhã desta quinta-feira no novo campeão espanhol. Ainda em clima de festa, dias depois de ter recuperado o título espanhol -- quebrando um jejum de 31 anos -- o Valência pensa já na próxima temporada. Uma das prioridades é a contratação de um avançado-centro. E esse jogador pode ser... Jardel.

A possibilidade, já ventilada há algum tempo, conheceu esta quinta-feira um novo desenvolvimento, com uma notícia publicada em «A Bola» que, prontamente, teve repercussão em Espanha. O valor da cláusula de rescisão de Jardel com o Sporting (13,8 milhões de euros) não se mostra proibitivo para os cofres dos valencianos, que na próxima temporada voltarão a participar na Liga dos Campeões -- e com entrada directa.

Ao que o Maisfutebol apurou, ao final desta tarde decorrerá uma reunião em Valência, na qual a direcção do clube analisará o plano de contratações a efectuar durante este defeso. Naturalmente que a hipótese Jardel estará em cima da mesa: e os jornalistas espanhóis estão preparados para, no final da reunião, apontar baterias a Jaime Ortí, o presidente do clube, no sentido de o questionar sobre a real possibilidade de Jardel ingressar no novo campeão espanhol.

Tamudo ou Jardel: uma questão de perfil

Se o nome de Jardel não é novo como foco de interesse do Valência, a verdade é que, em Espanha, se apontava mais a hipótese de Tamudo, ponta-de-lança do Espanhol. Em causa estão os diferentes perfis destes dois jogadores. Tamudo é considerado um jogador que, em princípio, se encaixaria melhor no tipo de jogo de Valência: um avançado rápido e bastante móvel. Ao contrário, Jardel apresenta características que poderiam responder àquela que tem sido uma questão por resolver no Valência: dispor de um goleador nato, um homem de área. E para isso... quem melhor que «SuperMário»?

Esta dúvida aponta para a eterna questão que se levanta quando se fala na hipótese de Jardel ingressar num grande da Europa. É sabido que o brasileiro ainda não desistiu do sonho de representar um grande emblema europeu e o Valência, actual campeão espanhol, seria a melhor forma de Jardel se redimir dos sucessivos fracassos que constituíram as hipóteses nunca concretizadas de Milão, Inter, Marselha, Barcelona...

Uma coisa é certa: Jaime Ortí, o presidente do Valência, deseja Jardel e já o fez saber em público. Rafa Benitez, o técnico campeão, tem mais um ano de contrato e terá a palavra final.

Informações vindas de Espanha confirmam que Tamudo e Jardel surgem, neste momento, como as duas opções para a vaga no ataque. Pauleta (Bordéus); Luque (Maiorca), uma das surpresas espanholas na lista de Camacho para o mundial; e Makaay (Corunha) terão sido outras hipóteses em cima da mesa, mas estão já descartadas.

Eventual venda ajudará ao negócio

As mudanças no plantel do Valência, a serem definidas ao final desta tarde, não deverão ser muitas, mas passarão, além da compra de um avançado-centro, pela aquisição de um defesa, que compense as saídas de Angloma e Curro Torres. Duas possíveis vendas poderão ser os argentinos Killy Gonzalez e Ayala. A confirmar-se alguma destas saídas, o Valência encaixaria uma verba muito significativa, o que poderá ajudar ao negócio Jardel.

Patrocinados