Europa: conheça os favoritos para o Mundial-2002

3 jun 2001, 19:27

Itália e Alemanha podem ir de férias sem ter de fazer contas

Na próxima quarta-feira joga-se mais uma rodada europeia de jogos de qualificação para o Mundial-2002. Depois segue-se um longo intervalo de quase três meses em que os seleccionadores vão poder acertar as agulhas e começar a fazer contas para a derradeira e última fase, porque no início de Outubro já serão conhecidos os primeiros nove finalistas. Para já, são poucas as equipas que podem partir para as férias de Verão com um sorriso nos lábios. 

Rússia (Grupo 1), Polónia (Grupo 5), Espanha (Grupo 7), Itália (Grupo 8) e Alemanha (Grupo 9) são as selecções que estão mais próximas de conseguir o apuramento directo. A Itália e a Alemanha até o podem conseguir já na próxima quarta-feira, enquanto Polónia, Bélgica e Espanha podem partir para férias com o segundo lugar assegurado. 

A equipa de Trapatonni só volta a jogar em Setembro, mas se a Roménia não conseguir vencer na próxima quarta-feira na lituânia, a «squadra azzurra» fica com o primeiro lugar garantido. A nova Alemanha de Rudi Voeler também o pode conseguir caso vença na Albânia e a Inglaterra não consiga fazer o mesmo na vizinha Grécia. 

Os grupos 2, do qual faz parte Portugal, 3, 4 e 5 parecem ser os mais complicados e as contas vão certamente arrastar-se até às últimas jornadas. Vejamos, grupo a grupo, quais as expectativas de cada selecção: 
 
GRUPO 1 ¿ Rússia e Suíça são, à primeira vista, as equipas mais bem posicionadas paras os dois primeiros lugares, mas a Eslovénia e a Jugoslávia (menos um jogo) ainda têm uma palavra a dizer. Ilhas Feroé e Luxemburgo já estão fora da corrida. 
 
GRUPO 2 ¿ República da Irlanda, Portugal e Holanda parecem dispostos a lutar até final pelo primeiro lugar. A equipa de António Oliveira já tem, pelo menos, vantagem no confronto directo entre os três candidatos. Estónia, Chipre e Andorra, apesar de estarem praticamente afastados, vão ter um papel decisivo nos jogos que faltam. Se a Irlanda não vencer na Estónia, na quarta-feira, Portugal poderá assumir definitivamente o favoritismo do grupo. 
 
GRUPO 3 ¿ É um grupo muito equilibrado. Os quatro primeiros ¿ Bulgária, Dinamarca, Rep. Checa e Islândia - estão separados por apenas quatro pontos. Irlanda do Norte e Malta já estão fora da corrida. 
 
GRUPO 4 ¿ Tal como no Grupo de Portugal, aqui a luta também é a três. Turquia, Suécia, Eslováquia já têm uma larga vantagem sobre as outras três equipas - Azerbaijão, Macedónia e Moldávia ¿ mas a proximidade entre os três não permite, para já, destacar um favorito. Na quarta-feira, os três primeiros defrontam os três últimos. 
 
GRUPO 5 ¿ A Polónia e a surpreendente Bielorússia parecem definitivamente decididos a dividir as duas primeiras posições. A Ucrânia e, principalmente, a Noruega, teoricamente as equipas mais fortes do grupo terão muitas dificuldades em apanhar o comboio. A selecção nórdica está na última posição, com apenas três pontos em seis jogos. País de Gales e Arménia prometem atrapalhar as contas.

 
GRUPO 6 ¿ Bélgica e Escócia já estão destacados, mas a Croácia, com um jogo em atraso, poderá ainda intrometer-se na luta. Letónia e San Marino, já sem esperanças, completam o grupo.

 
GRUPO 7 ¿ Se a Espanha vencer quarta-feira em Israel assegura praticamente a primeira posição e deixa o segundo lugar à disposição da Áustria. Os israelitas estão obrigados a pontuar frente aos espanhóis para ainda acreditarem no segundo lugar. Caso contrário, juntam-se no fundo da tabela à Bósnia e ao Liechtenstein.

 
GRUPO 8 ¿ A Itália, ainda sem derrotas, é raínha do grupo 8. Só volta a jogar em Stembro, mas se na quarta-feira a Roménia nã vencer na Lituânia, a «Squadra azurra» coloca os dois pés no Mundial-2002. O segundo lugar será discutido entre os vizinhos romenos e húngaros. De fora ficam a Geórgia e a Lituânia.

 
GRUPO 9 ¿ Alemanha e Inglaterra, favoritos do grupo 9, deslocam-se esta quarta-feira aos Balcãs para uma jornada que poderá decidir o vencedor do grupo. A nova Alemanha de Rudi Voeler soma mais seis pontos que a renovada Inglaterra de Eriksson e se vencer na Albânia garante praticamente o primeiro lugar. As dúvidas transformam-se em certezas se a Inglaterra não vencer na Grécia. A Finlândia é só para atrapalhar. 

*Apuram-se para a fase final do Mundial-2002, no Japão e Coreia do Sul, 13 ou 14 equipas mais a França, como campeã em título. Os primeiros de cada grupo qualificam-se directamente. Os nove segundos serão sorteados, defrontando-se oito deles num «play-off» que apurará mais quatro finalistas. O nono segundo, a definir por sorteio, defronta a terceira equipa da qualificação asiática, para discutir um lugar.  

Seleção

Mais Seleção

Patrocinados