Triunfo folgado da França (França-Dinamarca)

11 jun 2000, 19:15

Três golos sem resposta Os campeões do Mundo iniciaram da melhor maneira a participação no Europeu, vencendo e convencendo diante da Dinamarca com grande exibição de Zidane. Blanc, Henry e Wiltord foram os marcadores de serviço.

A França venceu a Dinamarca por 3-0 no primeiro jogo do grupo D do Euro 2000. 

Os campeões do Mundo nem sequer foram a equipa que melhor entrou na partida. A sabedoria de Zidane, no entanto, abriu caminho ao 1-0, aos 15 minutos, iniciando uma jogada concluída pelo defesa-central Laurent Blanc. 

A partir do momento em que ganhou vantagem, a França assumiu o domínio do jogo até ao intervalo. O resultado de 1-0 adequava-se, nesta altura, ao que as equipas haviam produzido em campo. 

À entrada para o segundo tempo a Dinamarca deu mostras de querer inverter o rumo da situação. Assenhorou-se do controlo do meio-campo e aproximou-se cada vez mais da área de Barthez. 

O assédio nórdico, contudo, teve poucas consequências práticas. A França, mais cautelosa, passou a espreitar sobretudo as jogadas de contra-ataque. 

A presença de Zidane em campo faz com que a qualquer momento possam surgir novidades. Foi precisamente Zizou quem, num rápido contra-ataque, desmarcou Henry para o segundo golo, apontado aos 20 minutos da segunda metade. 

O 2-0 tranquilizou sobremaneira os campeões do Mundo. Com a Dinamarca a continuar a tentar chegar-se à baliza francesa, mas sempre sem perigo de maior, os «bleus» iniciaram um período de muito bom futebol, com Zidane sempre no comando e os companheiros prontos a rasgar a defesa dinamarquesa em piques rapídíssimo pelos flancos. 

Já no período de descontos, Wiltord, que entrara a render Anelka, fechou a contagem. O passe foi de Vieira, outro jogador que iniciou a partida no banco de suplentes. 

Peter Schmeichel, guarda-redes da Selecçao dinamarquesa e do Sporting, efectuou exibição de bom nível e nada poderia ter feito para evitar os três golos franceses. 
 

FICHA DO JOGO 

França, 3 - Dinamarca, 0 

Estádio Jan Breydel, em Bruges (Bélgica)

Árbitro: Guenter Benko (Áustria) 

França: Barthez; Thuram, Desailly, Blanc e Lizarazu; Petit, Deschamps, Zidane e Djorkaeff (Patrick Vieira, 58 m); Henry e Anelka  (Wiltord, 81 m) 
Treinador: Roger Lemerre

 
Dinamarca: Schmeichel; Schjonberg, Henriksen, Heintze e Colding; Nielsen, Tofting (Gravensen, 71 m), Bisgaard (Jorgensen, 71 m) e Gronkjaer; Tomasson (Beck, 79 m) e Ebbe Sand

Treinador: Bo Joahnsson 

Ao intervalo: 1-0

Disciplina: cartão amarelo a Schjonberg (90 m)

Marcadores: Laurent Blanc (15 m), Thierry Henry (65 m) e Wiltord (90 m)

Mais Lidas

Patrocinados