F.C. Porto prepara visita do Alverca

28 out 2000, 13:30

Secretário e Nélson recuperados As recuperações de Secretário e Nélson, que ontem treinaram com limitações, merecem destaque num treino virado para a circulação e posse eficaz da bola. O F.C. Porto prepara a recepção ao Alverca com opções quase completas e um médio esquecido na profundidade do plantel a revelar dotes de guarda-redes.

Hora e meia de trabalho quase contínuo, direccionado num único sentido, a circulação e o controlo eficaz da bola até a colocar, bem redonda, ao dispor de quem surgia no coração da área, pronto a abanar a rede. 

Fernando Santos começou por exigir um trabalho individual de domínio do couro, insistindo nos zigue-zagues pessoais e inversões rápidas de sentido. Pedia-se de seguida que os jogadores, divididos em três grupos, cumprissem meiinhos de regras diferentes das habituais, com um jogador de colete rosa a servir de pivot e a participar nas jogadas de quem tinha a posse da bola. Uma espécie de parede, com quem os colegas tabelavam para evitar a pressão contrária. 

Seguia-se o ensaio de movimentos ofensivos, numa altura em que Maric já deixara o ginásio para cumprir mais uma sessão de corrida no relvado. O treinador do F.C. Porto dispunha os jogadores nas posições de referência ofensiva e pedia-lhes que trocassem rapidamente a bola até deixarem alguém solto nas proximidades da linha final, com possibilidades de cruzar para quem se escapava pelo centro do terreno. Capucho, com quatro golos, e Paredes, autor de três remates certeiros, destacaram-se numa sequência de remates por vezes de direcção duvidosa e defesas de nível superior de Ovchinnikov e Baía. 

Nélson e Secretário, que ontem participaram nos trabalhos com restrições físicas, integraram o treino sem cuidados de maior, estando por isso ao dispor de Fernando Santos para o jogo e segunda-feira, com o Alverca. Só Rubens Júnior e Maric, de resto, figuram ainda no boletim médico, apesar de evidenciarem melhoras inequívocas. 

Amanhã, os jogadores do F.C. Porto regressam às Antas pela manhã, às 10 horas, para um novo apronto, que antecederá a divulgação da convocatória para esta jornada da I Liga e a partida para estágio. 

Peixe a voar 

Fernando Santos autorizara o regresso ao balneário há alguns minutos, mas um grupo de jogadores mantinha-se pelo relvado, a colaborar na sessão pessoal de Ovchinnikov, que pedira empenho máximo dos colegas no remate à sua baliza. O russo pulava, tombava e regressava à posição inicial, confirmando a boa forma e dando razão aos elogios recentes de Pinto da Costa. 

Baía, Espinha, Rui Correia e Hilário são concorrência que intimida, mas Ovchinnikov parece acumular uma confiança inabalável. Esta manhã, todavia, contou com um novo concorrente. Inesperado e, aparantemente, inapto. Peixe pedira as luvas a Baía, que lhe concedeu o empréstimo e preparou as gargalhadas. O médio mascarava-se de guarda-redes, assumindo a posição tradicional entre os postes antes de pedir que as bolas lhe chegassem. 

Os companheiros começaram pelo jeito, certos que seria suficiente para colaborar na brincadeira. Peixe voava e pedia mais aplicação. Chegavam as bombas, algumas indefensáveis, até para os guarda-redes verdadeiros, mas umas quantas bem blocadas, com estilo e aplicação fotogénica. Peixe não joga, parece até esquecido por Fernando Santos, mas não perde a boa disposição.

Mais Lidas

Patrocinados