Carlos Carvalhal: «É difícil substituir um amigo»

5 dez 2000, 16:51

Sucessor de Neca em conferência de Imprensa de apresentação

Carlos Carvalhal foi apresentado esta tarde como novo treinador do Aves. O técnico substitui Neca no comando dos avenses, estreando-se como treinador na I Liga.  

Na conferência de Imprensa de apresentação, o homem que trocou Vizela pelas Aves começou por lamentar o facto de substituir um amigo: «É sempre difícil substituir um colega de profissão. São situações próprias do futebol. Agradeço aos dirigentes do Vizela pela extrema sensibilidade que mostraram ao deixar seguir o meu caminho». 

No arranque do seu trabalho nas Aves, Carlos Carvalhal confessa que «não esperava» ser treinador de um clube da I Liga «tão cedo». De facto, Carvalhal assumiu pela primeira vez a condição de treinador principal há três anos, sendo, a partir de agora, o treinador mais jovem do escalão principal: «Mas juventude não é sinónimo de imaturidade...», fez questão de comentar. 

Em relação ao desafio que o espera nas Aves, Carvalhal não acusou nervosismo: «Vai ser uma tarefa árdua, mas estou convencido que se trabalharmos bem poderemos atingir os nossos objectivos». Para tal, o novo técnico acredita que pode «melhorar a equipa». «Este é um clube sério, já com uma grande história e que tem vindo a melhorar as suas condições. Esses são dados importantes para acreditar que é possível ter sucesso». 

As primeiras impresões terão que ser dirigidas para um maior conhecimento do plantel. «Vou tentar trabalhar a organização defensiva, o sector ofensivo e a transição defesa-ataque».

Deste modo, Carvalhal pretende imprimir um «cunho pessoal» à sua equipa: «Terei uma perspectiva diferente da que tinha o professor Neca, porque somos pessoas diferentes. Mas claro que vou dar continuidade a muita coisa que já estava bem neste plantel». 

Questionado sobre se o esquema que herda é demasiado defensivo, Carvalhal desmistificou essa ideia: «Não me parece que seja demasiado defensivo. Se fosse assim, o Aves não teria subido...» 

Depois da conferência de Imprensa, Carvalhal dirigiu-se para o primeiro treino que orienta nas Aves. Ao seu lado, estarão Riça e Vitinha, os adjuntos, e ainda o preparador-físico Pedro Bezerra.

Mais Lidas

Patrocinados