Covid-19: Maiores de 50 anos vão receber terceira dose da vacina

Agência Lusa , DCT
14 dez 2021, 18:09
Vacina contra a covid-19
Vacina contra a covid-19

O anúncio foi feito, esta terça-feira, pelo secretário de Estado Adjunto e da Saúde António Lacerda Sales

PUB

A terceira dose da vacina contra a covid-19 vai começar a ser administrada a pessoas com 50 ou mais anos, anunciou hoje o secretário de Estado Adjunto e da Saúde.

A atualização da norma da DGS 002/2021 será efetuada durante o dia de hoje, passando a faixa de elegibilidade dos igual ou mais de 65 anos para os 50 anos ou mais”, avançou António Lacerda Sales, à margem da cerimónia da tomada de posse do primeiro bastonário da Ordem dos Fisioterapeutas, António Lopes.

PUB

Assim, indicou, “as pessoas com mais de 50 anos também irão fazer o reforço da vacina” contra a covid-19.

Lacerda Sales anunciou ainda que durante esta semana será aberto o autoagendamento para maiores de 60 anos.

Lembrou que neste momento o autoagendamento está em funcionamento para pessoas com mais de 65 anos e para outras faixas, como para as crianças dos 10 aos 11 ou maiores de 50 ou mais que tenham levado a vacina da Janssen.

Questionado sobre pessoas com 40 anos que levaram a vacina da Janssen e que estão a ser chamadas para levar a terceira dose, o governante reforçou que neste momento a indicação são os 50 anos.

PUB
PUB
PUB

Obviamente, que não podemos desperdiçar oportunidades também para vacinar todas as pessoas que nos possam aparecer em determinadas condições que sejam elegíveis de alguma forma e que mesmo não sendo elegíveis por uma questão ou por outra, até muitas vezes por comorbilidade, façam a sua vacinação e obviamente nós não recusamos ninguém”, ressalvou.

Deixou ainda a garantia que “nenhum português ficará para trás”: “Vacinaremos todas as faixas elegíveis”.

Sobre o motivo de avançar agora para a faixa dos 50 anos, o governante explicou que neste momento mais de 80% da faixa dos mais de 80 anos já estão vacinados, assim como 73% na faixa dos 70 aos 79 anos e outros 73% na faixa dos 60 aos 69 anos.

Também há uma indicação do Centro Europeu de Controlo de Doenças (ECDC, sigla em inglês) relativamente a esta matéria e que leva a possibilidade de reforçar a vacinação com a terceira dose até aos 40 anos.

 

Novo Dia CNN

5 coisas que importam

Dê-nos 5 minutos, e iremos pô-lo a par das notícias que precisa de saber todas as manhãs.
Saiba mais

Covid-19

Mais Covid-19

Patrocinados