CNN Portugal lidera audiências nos canais de informação ao fim do primeiro mês

22 dez 2021, 16:22
Jornal da CNN - 8 de dezembro de 2021

Ao fim do primeiro mês de emissão, a CNN Portugal tornou-se o canal de notícias de referência, superando a SIC Notícias e posicionando-se no segundo lugar absoluto entre os canais de cabo.

“Estamos satisfeitos com o desempenho deste primeiro mês e pela forma extraordinária como fomos recebidos pelas pessoas, mas temos os pés bem assentes na terra”, afirma Nuno Santos, diretor da CNN Portugal. E acrescenta: “Sabemos que é uma corrida longa contra oponentes fortes e instalados e aqui estamos, sem baixar a guarda, para que a CNN Portugal seja cada vez melhor.”

A CNN Portugal lidera entre os canais de programação exclusivamente informativa com uma quota de 2,2%, a que corresponde uma audiência média de quase 50 mil espectadores. Em média, o canal é contactado diariamente por quase 2 milhões de espectadores. Tem ainda liderado em todas as horas, das 06h às 02h. Face à TVI24, a CNN Portugal duplicou os resultados e lidera em todas as regiões (exceto Algarve) e em todas as idades.

De olhos postos no futuro, Nuno Santos afirma que “neste momento, já estamos a trabalhar no que será a CNN Portugal em 2022”. Como tal, destaca que a equipa está focada “numa grande operação eleitoral” que denominaram de “Decisão 22”. O diretor da CNN Portugal reitera ainda que o próximo ano será marcado pelo “reforço da oferta informativa” e “novas linhas de programação temática de vários géneros como saúde ou lazer”. “Este é um projeto em construção permanente.”.

A completar um mês, a CNN Portugal despertou a atenção dos portugueses desde o primeiro dia. A análise das audiências da estreia da CNN Portugal concluiu que o novo canal atingiu nas primeiras horas de transmissão mais de 1,4 milhões de portugueses.

Site da CNN Portugal próximo das dez milhões de visitas ao fim do primeiro mês

Ao fim de um mês como nova marca, a CNN Portugal apresenta uma “audiência digital sólida e sobretudo crescente, próxima de dez milhões de visitas e mais de cinco minutos de tempo médio por sessão”, afirma Pedro Santos Guerreiro, diretor-executivo da CNN Portugal, com responsabilidades na operação digital do projeto. O responsável destaca que a CNN Portugal se assume como um “site de uma televisão em Portugal com produção informativa própria e identidade multimédia”. E mostra-se satisfeito com a construção “em conjunto” de “uma marca com um posicionamento claro, não só integrando televisão e digital, mas entrecruzando a oferta informativa”.

“Ser digital primeiro, praticar uma cultura de notícia e a obsessão com Factos Primeiro. Ser rápidos e credíveis nas ‘breaking news’ para estar na frente e aprofundar temas quando vamos atrás. E ser imaginativo, descobrir e aprender, saber sempre que o que fazemos é jornalismo e que fazemos a informação que serve pessoas inteligentes e exigentes. Tudo isto, que foi definido antes do lançamento da operação digital da CNN Portugal, pode ser repetido um mês depois. Já não como objetivo, mas como ambição praticada.”

Convicto de que “um mês é nada no resto da nossa vida”, Pedro Santos Guerreiro salienta que as “primeiras pedras” já erguem o “edifício de informação CNN e TVI, construído com o talento de uma equipa de jornalistas de qualidade e intensamente dedicada, com a disponibilidade crescente de toda a redação, e com o empenho das equipas não editoriais, que fazem muitas vezes o que é invisível, mas absolutamente essencial”.

Com recurso às evoluções tecnológicas, o diretor-executivo aposta em “melhorar a navegabilidade e agilidade do site”, bem como no “reforço da oferta informativa digital”, que mostrará “que só estamos a começar”. “E começámos bem.”

País

Mais País

Patrocinados