João Pinto: «O futuro do F.C. Porto passa por estes jovens»

26 jun 2001, 22:02

Treinador reclama mérito para a sua equipa

O décimo oitavo título de campeões nacionais justificava-o. Após a festa no relvado, veio a habitual festa nos balneários. Com o treinador João Pinto sempre muito eufórico, os seus pupilos não o pouparam como alvo dos festejos. Na hora de falar aos jornalistas, o técnico colocou um ar sério e não poupou críticas aos que, no seu entender, sempre colocaram em causa o valor da equipa.  

«Quero antes de mais dar os parabéns a estes jogadores porque eles merecem o título mais do que ninguém. O F.C. Porto a nível da equipa junior começou assim assim, no primeiro mês éramos uma equipa de pontapé para a frente, sensivelmente a meio do campeonato éramos obrigados a ganhar e a passar à terceira fase e agora, que somos campeões nacionais, não é esta equipa que tem mérito mas o adversário que é fraco», começou por referir em tom irónico, para logo depois adiantar: «Temos de saber dar o valor a esta equipa porque ganhou, mas sobretudo porque foi a melhor». 

Instado a identificar o maior mérito da sua equipa, a antiga glória portista considerou que «a união do grupo e o querer dos jogadores foram fundamentais». E recordou todo o trabalho de uma temporada, bem ao estilo que o caracterizou como jogador. «Foi uma época difícil, uma época em que trabalhamos muito e na qual tivemos que passar muitos sacrifícios para chegar a hora da verdade e sermos os melhores». 

Sobre o destino destes campeões, João Pinto revelou que «o futuro do Porto tem que passar por estes jovens e por todos os outros que têm contrato». Até porque «nesta equipa existem valores para no futuro fazerem parte do plantel sénior». Sobre o seu próprio futuro, o técnico admitiu «não saber ainda nada», mas declarou gostar sobretudo «de continuar ao serviço do F.C. Porto, independentemente de ser nos juniores ou noutra função».

Patrocinados