Inácio promete Sporting sem medo para as Antas

11 ago 2000, 20:09

Supertaça Cândido de Oliveira Pressionar em busca da bola e atacar sem receios quando a tiver em seu poder. É um Sporting assim que o treinador quer ver no jogo de domingo. Inácio acha que «nenhuma das equipas está bem» e prevê um jogo de equilíbrio, no qual Sá Pinto pode ser titular.

À beira do primeiro compromisso oficial da temporada, Augusto Inácio promete para domingo, no Estádio das Antas, um Sporting «que pressionará quando não tiver a bola, tentando recuperá-la rapidamente» e que «quando tiver a posse da bola não terá medo de atacar e procurará marcar golos». 

Segundo o treinador leonino, que na tarde de hoje (sexta-feira) inaugurou as conferências de imprensa a ter lugar dois dias antes dos jogos, «é esta a obrigação do Sporting». 

Assumindo uma posição que tomou na época passada, de acordo com a qual a formação que actua em casa nos jogos entre grandes «tem alguma vantagem», Inácio sublinhou que a sua equipa «ainda não está forte» e justificou a ideia referindo que «sem uma condição física ideal é impossível colocar em prática o modelo de jogo que se pretende». 

Na opinião de Inácio, «o F. C. Porto também está à procura do seu ritmo» e «nenhuma das duas equipas pode, neste momento, considerar-se em melhor momento de forma que a outra». 

Seja como for, e apesar do tal favoritismo teórico conferido pelo factor casa, Inácio espera «um jogo equilibrado a todos os níveis» e manifesta confiança «numa vitória». 

O técnico sportinguista não apontou um prazo para ter a equipa a funcionar como pretende: «Basicamente, isso acontecerá quando a condição física for boa. Não faz sentido fazer o pressing sobre o adversário se os jogadores não estão preparados para isso. Frente ao Real Madrid e ao Parma demos um cheirinho do nosso futebol, mas fomos algo lentos. Quando tudo estiver bem, o futebol do Sporting terá um perfume diferente.» 

«Sá Pinto pronto para jogar» 

O F. C. Porto perdeu Jardel e mudou o estilo de jogo a que estava habituado. O Sporting perdeu alguns jogadores, contratou muitos, mas parece ir manter-se fiel ao esquema adoptado por Inácio na época passada. 

O treinador leonino não vê neste ponto, contudo, qualquer benefício para o jogo de domingo: «O Porto perdeu o Jardel, tem o Pizzi, que não sei se joga ou não... Mas isso não me diz respeito. É natural que modifiquem a forma de jogar e a procura de um novo estilo demora algum tempo, mas nós, que mantemos o esquema, também estamos em busca de entrosamento, pois temos muitos jogadores novos.» 

A primeira mão da Supertaça Cândido de Oliveira joga-se dentro de dois dias, a segunda apenas em Janeiro. Inácio tem «vontade de rir» quando confrontado com o problema: «Vamos ter duas Supertaças em 2001! Acho que esta prova devia se disputada apenas num jogo, mas não foi possível alterar os regulamentos, paciência. Com tantos jogos, das equipas e das selecções, foram as únicas datas disponíveis.» 

Augusto Inácio não reservou grandes surpresas na primeira lista de convocados oficial da temporada. Quim Berto é apenas uma meia-surpresa, na medida em que já havia indícios de que, afinal, o lateral não integra a lista de dispensas. 

A este propósito, aliás, Inácio é muito vago. Confirma que Hanuch, Afonso Martins, Ayew e Vinicius «ainda não estão inscritos», mas diz que «podem vir a sê-lo». 

De resto, «há coisas por definir em função de eventuais entradas e saídas ». Provavelmente, até o número de 26/27 jogadores apontado por Inácio no início da pré-temporada como sendo o ideal pode não ser cumprido. 

Ricardo Sá Pinto chegou há poucos dias a Alvalade, mas está convocado para as Antas. Augusto Inácio já tem definida a equipa que vai fazer entrar em campo, não a revelou, como habitualmente, mas deixou subentendido que o ex-jogador da Real Sociedad pode mesmo entrar já em acção. 

«Ele tem valor suficiente para se impor, se jogar», adiantou o treinador verde e branco, acrescentando: «Se está convocado, é porque está pronto para jogar. Sabem que não respondo a perguntas sobre o onze, mas posso dizer que o Sá Pinto é uma forte possibilidade. É verdade que ele próprio disse depois do jogo com o Real Madrid que não está entrosado com os companheiros, mas se não jogar quando é que vai estar? Já não há jogos de preparação para fazer experiências! O Sá Pinto, com a classe que tem, pode entrar e jogar sem complexos em qualquer altura.»

Sporting

Mais Sporting

Patrocinados