A1, EN113: estradas cortadas pelos incêndios, carros a inverter marcha - artigo em atualização contínua

Daniela Rodrigues | Andreia Miranda | António Pereira Gonçalves , PF com Lusa - notícia atualizada às 18:46
7 ago 2023, 16:39

 

Fumo 

Dia de muito calor marcado por incêndios complicados

A Autoestrada 1 (A1) está cortada nos dois sentidos, por precaução, junto à área de serviço de Leiria devido a um incêndio no Arrabal, confirmou fonte da GNR à CNN Portugal. Ao que a CNN Portugal conseguiu apurar, houve carros a inverter a marcha na autoestrada. As alternativas são o IC2 e a A8.

Também a Estrada Nacional 113 (EN 113), que liga aquela cidade a Ourém, no distrito de Santarém, está cortada nos dois sentidos. Segundo o site da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, o alerta para o incêndio foi dado pelas 13:47. Pelas 17:49, estavam no local 205 operacionais, apoiados por 55 viaturas e cinco meios aéreos.

O combate às chamas está a ser dificultado pela vento que se faz sentir na zona, sendo a principal preocupação as habitações que estão próximas das chamas.

Quanto à autoestrada, o denso fumo na região impede a sua reabertura. 

Também no concelho de Leiria, na freguesia de Caranguejeira, está ativo um incêndio na localidade de Lagoa da Pedra. O alerta foi dado pelas 13:48 e estão no teatro de operações 155 operacionais, apoiados por 49 veículos e três meios aéreos.

A42 reaberta

O incêndio que se reativou na tarde desta segunda-feira em Lordelo, no concelho de Paredes, já foi dominado, e a A42 já reabriu ao trânsito, disse fonte da Proteção Civil à Lusa.

"A A42 já foi reaberta e o incêndio está dominado", disse fonte do comando sub-regional de Emergência e Proteção Civil da Área Metropolitana do Porto (AMP) à Lusa, cerca das 18:15.

Segundo a mesma fonte, a abertura da A42 deu-se pelas 17:16, após ter sido cortada às 12:56, pouco depois de uma "reativação com grande intensidade" do incêndio que começou no domingo.

País

Mais País

Patrocinados