Treinador do Moreirense diz que agora quer ser campeão da II Liga

28 abr 2002, 19:40

Manuel Machado enaltece a aposta nos jovens jogadores Garantida a subida à I Liga, Manuel Machado quer voltar a provar quem é a melhor equipa da II Liga.

A festa em Moreira de Cónegos começou ainda antes do jogo com o Nacional acabar, visto que a equipa começou a golear logo no início da segunda parte. O treinador Manuel Machado, frio e pouco emocional, claro que festejou, mas definiu mais um objectivo para o final do campeonato.

«Agora, queremos ser campeões da II Liga e alcançar algo de inédito para o clube, já que está garantida a subida. Queremos ficar na história». Para que tal aconteça terá que vencer na última jornada o Estrela da Amadora, que ainda acalenta o sonho de regressar ao escalão principal. Por isso, o Moreirense, caso vença na Reboleira, até pode ajudar aqueles que há pouco tempo eram seus rivais, a Académica e o Nacional: «Já precisámos dos outros, agora se calhar vamos ajudá-los».

Machado é um treinador consciente das suas capacidades e as da equipa. Técnico das camadas jovens do Guimarães durante 20 anos, onde teve a oportunidade de formar vários talentos do futebol nacional, aposta nos valores nacionais, como se provou nos últimos anos de Moreirense. Com equipas à base de jovens jogadores, conseguiu subir da II B à II Liga e, agora, à primeira.

«Estamos numa pequena vila, com uma pequena colectividade, que ao longo da época não poderia ter outro discurso senão a luta pela manutenção. Só que fizemos uma grande época e a partir do últimos terço do campeonato começámos a pensar que podíamos sonhar com a subida. A nossa trajectória é, de facto, impressionante, pois provámos ser a melhor equipa, somando mais pontos e vencendo os adversários directos», abordou, referindo que esta tarde a vitória sobre o Nacional foi «categórica e esclarecedora». Ou seja, «nem sempre quem paga mais, vence»...

Com o contrato a terminar, Manuel Machado diz que «está tudo bem encaminhado para renovar», até porque quererá dar continuidade ao trabalho efectuado nos últimos cinco anos, em que conseguiu três primeiros lugares e três subidas. O facto de grande parte dos jogadores ter sido formado no Guimarães «é importante»: «Tiveram a felicidade de terem passado naquela que era a melhor escola de formação do país».

Mais Lidas

Patrocinados