Mourinho admite não conhecer «a fundo» os jogadores do F.C. Porto

23 jan 2002, 14:35

Precisa de uma maior identificação O novo técnico conta com a ajuda de André, Aloísio e Silvino para poder identificar-se com mais rapidez com todos os jogadores.

José Mourinho volta às Antas oito anos depois de ter entrado pela primeira vez na casa portista. Os anos passaram e o técnico identificou algumas mudanças: «Os balneários estão maiores; o relvado está melhor... O clube cresceu. O senhor Reinaldo até me disse a brincar que quando daqui saí tinha o cabelo todo preto, agora já tenho algumas brancas e quando daqui sair terei o cabelo todo branco!» 

O técnico confessa que já nem se lembra muito bem do plantel do F.C. Porto, quando fazia parte da equipa técnica liderada por Bobby Robson. «Os anos passam e, sinceramente, já não tenho uma ideia muito precisa de como era essa equipa». Será, por isso, desadequado tentar estabelecer comparações entre essa equipa e o plantel que Mourinho vai agora herdar: «Ainda vou conhecer mais a fundo esta equipa. Acho que conheço estes jogadores, mas se calhar não conheço assim tão bem. Ainda há bocado disse isso ao André no balneário. Ele, o Silvino e o Aloísio conhecem certamente muito melhor os jogadores do que eu. Se calhar, vou ter algumas desilusões com alguns jogadores, ou surpresas agradáveis noutros jogos. Preciso de uma maior identificação com todos os jogadores». 

Independentemente das diferenças de feitios que Mourinho irá encontrar em cada jogador, de todos exigirá o mesmo: «Sou um treinador que exige um enorme profissionalismo a todos os jogadores. No futebol de hoje, só assim se pode trabalhar. O rigor e a disciplina não se exigem: cada jogador tem que os ter. Se não os tiver, perceberá que não pode ter sucesso. São os jogadores os primeiros a desejarem isso».

Patrocinados