«Jogar com três defesas é evoluído, mas há que trabalhar até lá chegarmos», diz Mourinho

23 jan 2002, 15:32

Um modelo que admite adoptar mais tarde Para já, o 4x3x3 que adoptava em Leiria deverá ser o modelo a seguir no F.C. Porto.

José Mourinho pretende impor o seu modelo de jogo no F.C. Porto. Ainda que ressalva que as mudanças na forma de o Porto jogar «não vão surgir de um dia para o outro», o novo técnico portista acredita que as suas ideias poderão ser postas em prática dentro de algum tempo. 

Uma das teorias que Mourinho defende, enquanto modelo de jogo a adoptar, passa por um esquema de três defesas e dois elementos que tanto cumpram as funções de laterais como de médios-ala. Não foi este o modelo que adoptou em Leiria, mas é uma das formas que, numa situação ideal, Mourinho gostaria de adoptar. «Acredito que daqui a alguns meses isso possa ser possível. Mas tem que haver um trabalho longo até lá chegar. É muito evoluído poder jogar com três defesas, agora é também muito mais difícil. Quando falo em jogar com três defesas, não me refiro a três centrais. É que jogar com três centrais é o mesmo que jogar com cinco defesas e isso é fácil. Muito mais difícil é jogar com três defesas e duas unidades que cumpras cada uma as respectivas alas». 

Um conceito que Mourinho admite adoptar dentro de alguns meses no F.C. Porto. Até lá, o mais provável será mesmo jogar num 4x3x3, o modelo que adoptou em Leiria. Certo, certo é que Mourinho promete um Porto «tendencialmente atacante».

Patrocinados