Hierro deixa selecção espanhola depois do Mundial

18 jun 2002, 10:14

Adeus emocionado do capitão O capitão anunciou a saída emocionado. Disse que agora é tempo de renovar a selecção, mas deixou o desejo de ainda jogar a final.

Fernando Hierro anunciou que vai deixar a selecção espanhola depois do Mundial 2002. «É uma decisão dura, difícil e dolorosa, mas chegou a hora e dpois do Mundial é a melhor altura», afirmou o capitão da Espanha e do Real Madrid, numa despedida emocionada, em que agradeceu a «todo o mundo» e acabou por abandonar a sala em lágrimas, sob aplausos dos jornalistas presentes.

A Federação espanhola anunciou hoje a decisão de Hierro que, segundo contou o defesa, foi tomada há muito. «Comuniquei ao presidente da Federação no jantar de Dezembro. Foi uma decisão muito meditada e quero agradecer à Federação ter guardado este momento para mim», disse Hierro, contando que foi decidido em conjunto escolher as vésperas dos quartos-de-final, onde a Espanha defronta o vencedor da partida de hoje entre Coreia e Itália, para anunciar a despedida.

Hierro, que vestiu 88 vezes a camisola da selecção e tem 34 anos, nega que a saída esteja relacionada com a sua idade. «Não tem nada a ver com isso. Acho que terminou uma etapa, um ciclo, e que é altura de dedicar-me única e exclusivamente ao meu clube, o Real Madrid. Vou muito satisfeito, porque dei tudo pela camisola do meu país», afirmou.

Chegou também o momento de renovar a selecção, defende o capitão: «A partir de agora têm de vir jogadores novos, para tentar a qualificação para o próximo Europeu.»

Hierro diz que fica «com tudo» o que viveu na selecção, «com os 88 momentos». E deixou um desejo, ainda a pensar neste Mundial e na chegada da Espanha à final: «Oxalá sejam 91.»

O seleccionador Jose Antonio Camacho elogiou Hierro e disse que «encontrar um substituto será muito complicado». Depois, brincou com o seu capitão: «Se dizes que não vens mais, a partir de agora não te vou convocar.»

Mais Lidas

Patrocinados