Tomic cinco anos em Guimarães

17 ago 2000, 17:52

Falta o certificado, mas Autuori quer utilizá-lo já em Braga O guarda-redes foi apresentado ao final do treino. Impressionado com a frieza do alemão, Autuori quer utilizá-lo já na primeira jornada da Liga, mas deve aguardar pelo certificado internacional do jogador, esperado até amanhã

Não foi propriamente uma novidade. Apenas a confirmação de uma forte suspeita, que dispensou cerimónia oficial. Ao final do treino de hoje, Tomic, guarda-redes alemão de 23 anos, que treinava à experiência em Guimarães há cerca de duas semanas, foi apresentado na condição de reforço, confirmando-se o vínculo de cinco anos assinado na véspera. 

Tomic, com passagem recente pelo Graz Athletk, da I divisão austríaca, depois de formado nas escolas do Bayern de Munique, já foi inscrito na Liga de clubes, embora aguarde pela chegada do certificado internacional antes de poder estrear-se no campeonato português, o que poderá acontecer já no sábado, caso o documento dê entrada na sede da Federação até ao encerramento dos serviços de amanhã. 

As informações recolhidas junto da federação austríaca deixam os responsáveis do Guimarães seguros do envio do certificado em tempo útil e o treinador tranquilo e decidido. «Se o documento chegar a horas, é o Tomic que joga em Braga», assume, sem rodeios nem reservas, Paulo Autuori. «É um excelente jogador», justifica-se o técnico. «Tem escola e isso nota-se». 

Autuori confessa-se impressionado pelas qualidades técnicas do guarda-redes e, em especial, pela serenidade que evidencia desde o primeiro exame, com o F.C. Porto por adversário. «É muito frio, o que é óptimo para a posição que ocupa», insiste o treinador.  

Tomic diz-se «pronto para jogar», traz a preparação feita na Áustria, conhecia o Vitória das televisões e dos jornais, aprecia o plantel, apercebe-se da importância do «derby» e revela, com surpresa, o sofrimento dos primeiros dias de experiência em Guimarães: «Pensei que ia morrer nos dois primeiros treinos». Questões de clima e métodos de aquecimento que desde então passou a dominar, desacelerando na execução dos exercícios. 

Com a mesma abertura com que assumiu a utilização de Tomic frente ao Braga, caso a federação austríaca acelere o envio do certificado do jogador, Paulo Autuori admitiu a inclusão de Pedro Mendes na equipa, desde que o médio recupere a tempo de um traumatismo na coxa esquerda, contraído ao serviço da selecção B, conforme o diagnóstico do departamento médico. Se a previsão não se confirmar, Autuori já tem substituto. Hugo Cunha será então titular.

Patrocinados