Pelo menos seis mortos e 35 desaparecidos em deslizamento de terras na Geórgia

Agência Lusa , PF
4 ago 2023, 10:34
Deslizamento de terras na Geórgia (Getty)

As autoridades georgianas precisaram que as operações de busca e salvamento mobilizam cerca de 400 bombeiros, socorristas e elementos de diferentes unidades da polícia

Pelo menos seis pessoas morreram e 35 estão dadas como desaparecidas na sequência de um deslizamento de terras na região montanhosa de Ratcha, no noroeste da Geórgia, divulgaram as autoridades deste país do Cáucaso.

O incidente ocorreu na noite de quinta-feira na zona da estância de Shovi e na altura foram encontradas duas vítimas mortais, informou o Ministério do Interior da Geórgia.

A mesma fonte acrescentou que esta sexta-feira foram localizados outros quatro corpos, indicando ainda que cerca de 200 pessoas foram retiradas do local com recurso a helicópteros.

O ministro das Infraestruturas georgiano, Irakli Karseladzé, indicou, por sua vez, que 35 pessoas estão dadas como desaparecidas.

"As equipas de socorro ainda estão à procura dos desaparecidos", disse o ministro.

As autoridades georgianas precisaram que as operações de busca e salvamento mobilizam cerca de 400 bombeiros, socorristas e elementos de diferentes unidades da polícia.

Segundo os cálculos dos especialistas, o deslizamento de terras envolveu mais de cinco milhões de metros cúbicos de terra e rochas.

"Esta é a maior catástrofe natural conhecida na zona ocidental da Geórgia, à exceção do sismo de 1991 na região de Racha", afirmou o geólogo Merab Gaprindashvili, em declarações aos ‘media’ locais.

De acordo com o perito, o deslizamento de terras foi provocado pelas chuvas torrenciais ocorridas nos últimos dias, situação que foi agravada pelo degelo de dois glaciares na cordilheira do Cáucaso, perto de Shovi.

Ásia

Mais Ásia

Patrocinados