Geny Catamo, quem é o herói de Alvalade que só espera “receber um beijo quando chegar a casa”

7 abr, 00:01
Geny Catamo (Lusa/FILIPE AMORIM)

Chegou a Portugal aos 17 anos, ao Sporting quando tinha 19 e aos 23 conseguiu ficar na principal equipa dos leões. Por duas vezes, ficou entre os preteridos de Amorim na pré-época. Depois de um ano em Guimarães e outro na Madeira, parece que Geny pegou de estaca em Alvalade

Geny Catamo marcou aos 45 segundos daquele que foi provavelmente o jogo mais importante do Sporting esta época e, quando tudo parecia encaminhado para o empate, bisou ao minuto 90+2. Decidiu o jogo, conquistou os três pontos e foi o homem do jogo, mas quem é o internacional moçambicano que, depois de fazer um dos jogos mais importantes da sua carreira e que pode ter dado o título aos leões, disse: "Espero que quando chegar a casa receba um beijo"?

É o camisola 21 dos leões, internacional moçambicano, ocupa as posições de extremo e lateral no corredor direito e poucos adivinhariam, no início da época, que ia conquistar uma posição entre os usuais titulares de Rúben Amorim. Em Agosto, era visto como a terceira hipótese para a extrema direita atrás de Marcus Edwards e Francisco Trincão e, na defesa, havia Ricardo Esgaio e recém-chegado, com rótulo de futura estrela espanhola, Iván Fresneda. Não fosse o futebol ser tão mais do que meras estatísticas e probabilidades e talvez este artigo nunca tivesse sido escrito.

Geny Catamo e Arthur Cabral no dérbi em Alvalade. (Lusa)

Chegou a Portugal com apenas 17 anos no verão de 2018, proveniente dos Black Bulls, equipa da cidade de Matola, em Moçambique. Cumpriu uma época ao serviço do Amora FC, clube do concelho do Seixal, e foi o suficiente para chamar a atenção do Sporting.

A primeira época 2019/2020 foi a primeira de leão ao peito, com apenas 19 anos, esteve ao serviço dos juniores do Sporting. Seguiu-se a subida à equipa sub-23, depois rumou à equipa B do Sporting e, por fim, chegou à equipa principal do clube de Alvalade.

Em 2021/2022 não convenceu Rúben Amorim e acabou por ser cedido por empréstimo ao Vitória Sport Clube (Guimarães), onde foi utilizado em apenas dez jogos, não marcou qualquer golo e somou apenas três assistências.

Nova pré-temporada com os leões, mas o mesmo destino: o empréstimo. Desta vez o bilhete tinha como paragem o Aeroporto Internacional da Madeira - Cristiano Ronaldo, onde representou o Marítimo na temporada 2022/2023. A passagem voltou a não ser risonha, tendo sido utilizado em apenas 11 jogos, em que só marcou um golo e fez uma assistência.

Nova pré-época, o mesmo empenho e tudo mudou. Este ano, Rúben Amorim decidiu manter Geny Catamo no plantel. No ataque, Edwards e Trincão dificilmente perderiam o estatuto de titulares, na defesa, Fresneda, que tinha custado nove milhões de euros aos cofres verdes e brancos, era apontado como indiscutível e um dos preferidos do treinador e havia ainda o veterano Esgaio.

Gonçalo Inácio, Geny Catamo e Matheus Reis após a vitória dos leões frente ao Benfica (Lusa)

As primeiras exibições de Fresneda ficaram longe da perfeição e seguiu-se a lesão que o afastou dos relvados durante grande parte da temporada. Assim, Geny Catamo e Ricardo Esgaio passaram a alternar a titularidade no lado direito da defesa. Geny com propensão maior para o drible e situações de ataque, Esgaio utilizado, sobretudo, quando era preciso assegurar que as redes não eram violadas.

No jogo da taça, também contra o Benfica, foi Esgaio o escolhido. Este sábado, foi a nova pérola de Alvalade e só precisou de 45 segundos para mostrar o porquê. O segundo golo, o bis, foi a explosão de alegria. Geny correu, Geny saltou, Geny abraçou os colegas e Geny chorou: "As lágrimas descrevem tudo, não tenho palavras", explicou o próprio na flash interview.

Com apenas 1,74 metros e 66 quilos, Catamo agigantou-se perante o principal rival dos leões, deu os três pontos e, quiçá, o título. Na flash, o internacional moçambicano reviveu o passado, lembrou que "as passagens pelo Vitória e Marítimo foram importantes", mas assegurou que "também não foram fáceis".

E agora? "Agora, cá estou", disse Geny, aproveitando o momento para dedicar o golo ao filho, para confusão da jornalista da SporTV. O esclarecimento foi pronto e rápido: "Dedico ao meu filho. A minha mulher está grávida. Dedico aos dois", sorriu e recolheu ao balneário, onde certamente foi recebido em festa.

Geny Catamo decidiu o dérbi em Alvalade com um golo aos 45 segundos e outro ao minuto 90+2 (Lusa)

 

Relacionados

Sporting

Mais Sporting

Patrocinados