Uma cidadã em Gaza sinalizada por Portugal quis ficar, oito conseguiram sair - e há um problema com uma menor

17 nov 2023, 13:46
Gaza (AP)

Os oitos cidadãos que saíram já estão no Egito

Já saíram de Gaza oito cidadãos sinalizados pelas autoridades portuguesas para serem retirados do território. São dois cidadãos com nacionalidade portuguesa e seis familiares, que estão a caminho do Cairo.

“A saída decorreu através da passagem de Rafah, aberta para a saída de cidadãos estrangeiros de Gaza para o Egito. Tratou-se de uma operação complexa levada a cabo pelas autoridades egípcias, em articulação com as autoridades israelitas, coadjuvadas por uma equipa portuguesa que se deslocou esta manhã à fronteira para auxiliar na retirada”, avança o Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE) português em comunicado.

De acordo com o MNE, o repatriamento destes oito cidadãos, a partir do Egito, ficará a cargo do Estado Português, que assegura alojamento e transporte para território nacional

De acordo com a mesma nota, uma cidadã palestiniana com residência em Portugal optou por permanecer no território. Além disso, continuam as diligências para retirar uma menor que estava autorizada a sair, mas cujos familiares faleceram no bombardeamento da última quarta-feira.

As Embaixadas de Portugal no Cairo e em Telavive, bem como a representação diplomática de Portugal em Ramallah e o Gabinete de Emergência Consular em Lisboa, estiveram em contacto permanente com os oito cidadãos, bem como com as respetivas autoridades locais para concretizar a saída em segurança.

Mundo

Mais Mundo

Mais Lidas

Patrocinados