Conglomerado chinês Fosun admite sair do BCP

18 mar, 20:17
Presidente da Comissão Executiva do Millennium BCP, Miguel Maya (José Sena Goulão/ Lusa)

O grupo sondou dois bancos espanhóis para saber se têm interesse em comprar os 20% do banco português detidos pela Fosun

O conglomerado chinês Fosun International está aberto a vender a sua posição no Millennium BCP, depois de ter reduzido a sua participação no banco português no início deste ano, avança a agência Reuters, que cita duas fontes próximas da empresa. 

A Fosun está a estudar as suas opções perto de "compradores estratégicos" e já terá sondado dois bancos espanhóis para saber se têm interesse em comprar os 20% que detém do banco português. À data desta publicação, a participação detida pela Fosun está avaliada em cerca 836 milhões de euros.

Segundo a Reuters, esta venda está relacionada com a pressão da dívida sentida pela empresa chinesa. No mês passado, a Bloomberg dava conta de que a Fosun estava a equacionar desfazer-se da sua participação na seguradora Ageas.

De acordo com uma fonte que falou na condição de anonimato, tratam-se do BBVA e o CaixaBank, dono do BPI. No entanto, de acordo com a publicação, este último não terá demonstrado interesse nessa possibilidade. 

Em janeiro, a Fosun vendeu 5,6% de ações do BCP por 235 milhões de euros, numa oferta privada a investidores institucionais. À data, um porta-voz do grupo garantiu que a Fosun planeava manter uma participação superior a 20% do banco.

O gigante asiático é o maior acionista do maior banco privado português, seguido da empresa petrolífera estatal angolana, Sonangol, que detém uma posição de 19,49% do BCP.                                  

Empresas

Mais Empresas

Patrocinados