433 pessoas acertaram no jackpot do Grande Loto nas Filipinas. O sorteio vai agora ser investigado

CNN Portugal , MJC
4 out 2022, 10:41
Grand Lotto, Filipinas

Foi o maior número de pessoas que alguma vez ganhou o prémio máximo do Grande Loto - um acontecimento "extremamente raro"

O Congresso das Filipinas determinou uma investigação ao sorteio do Grande Loto do último fim de semana, em que 433 pessoas acertaram na combinação vencedora do jackpot. 

Foi o maior número de pessoas que alguma vez ganhou o prémio máximo do Grande Loto, de acordo com a comunicação social local.

De imediato, surgiram acusações de fraude e o líder da minoria no Senado das Filipinas, Koko Pimentel, pediu uma investigação sobre os resultados "suspeitos". "Esses jogos de lotaria são autorizados pela República das Filipinas. Portanto, temos de manter e proteger a integridade desses jogos de sorte", disse Pimentel.

Apesar de o Gabinete de Sorteios das Filipinas garantir que não houve qualquer irregularidade, esta manhã o Congresso determinou que se faça uma investigação ao "acontecimento extremamente raro".

O prémio do jackpot tinha o valor de 236 milhões de pesos (mais de quatro milhões de euros), o que significa que cada pessoa irá receber cerca de 9.500 euros.

Os apostadores do Grande Loto selecionam seis números de 1 a 55. Para ganhar o jackpot, todos os seis números de um jogador devem corresponder aos sorteados. A combinação vencedora do jackpot foi uma série de números divisíveis por nove.

Um especialista explicou à BBC que, se tivessem sido feitas dez milhões de apostas, a probabilidade de haver tantos vencedores era "de uma para 1 seguido de 1.224 zeros". "Não sei um nome para esse número, pois é muito grande. O número de moléculas no universo tem 80 zeros", disse Guido David, professor de matemática da Universidade das Filipinas.

No entanto, no domingo, Melquiades Robles, diretor-geral do Gabinete de Sorteios das Filipinas, garantiu que não houve irregularidades, relata a CNN Filipinas. "Não há base para as queixas. Nós divulgamos as informações sobre de onde vieram os vencedores, vários orgãos de comunicação também entrevistaram os vencedores. Isso deve ser suficiente para afastar as alegações", disse, sublinhando que as pessoas nas Filipinas tendem a apostar em sequências numéricas. "Muitos mantiveram os seus números habituais. Não é apenas bom ser fiel às esposas e maridos, também é bom ser fiel aos seus números", concluiu Robles em conferência de imprensa.

Isso mesmo explicou um dos vencedores: "Tenho apostado no padrão 9, padrão 8, padrão 7 e padrão 6 há muitos anos e estou feliz por finalmente ter ganhado", disse.

Terence Tao, professor de matemática da Universidade da Califórnia, em Los Angeles, disse à BBC que um padrão como esse, sendo uma série vencedora de números, é raro "em qualquer sorteio único". "Mas existem centenas de sorteios todos os dias em todo o mundo e, estatisticamente, não seria surpreendente que a cada poucas décadas, um desses sorteios exiba um padrão incomum", disse ele.

"É semelhante a como em qualquer mão de póquer seria improvável tirar um straight flush, mas se olharmos para centenas de milhares de mãos de uma só vez, torna-se bastante provável que um straight flush seja puxado", acrescentou.

"É muito irresponsável imputar malícia a uma organização que ajuda muitas pessoas, especialmente quando não há provas. Congratulamo-nos com a preocupação e o entusiasmo de outros setores - especialmente dos nossos legisladores, é claro que é função deles garantir que gerimos os serviços humanos adequadamente", disse Robles.

Ásia

Mais Ásia

Patrocinados