Morreu Fernando Gomes, o bibota

26 nov 2022, 15:14

Lenda do FC Porto partiu aos 66 anos, vítima de doença prolongada

Morreu Fernando Gomes, o bibota.

O antigo futebolista tinha 66 anos e lutou nos últimos anos contra graves problemas de saúde. Diagnosticado com um cancro no pâncreas em 2019, foi hospitalizado em outubro passado depois de ter sofrido um enfarte.

Figura histórica do FC Porto, o antigo futebolista foi também os dos maiores goleadores mundiais da sua geração, tendo sido Bota de Ouro dos campeonatos europeus em 1982/83 e em 1984/85.

Formado no FC Porto, fez quase toda a trajetória futebolística ao serviço dos azuis e brancos, com exceção de quatro temporadas, duas nos espanhóis do Sp. Gijón e outras tantas no Sporting.

Formado no FC Porto, Fernando Gomes estreou-se pela equipa principal dos dragões em 1974/75. Por lá ficou até 1980, tendo regressado dois anos depois após uma passagem pelo futebol espanhol. Em 1989, já veterano, saiu para o rival Sporting, onde terminou a carreira em 1991.

Gomes marcou 420 golos na carreira e foi o melhor marcador do campeonato nacional em seis ocasiões, sendo o segundo melhor marcador da prova com 319 golos, mais um do que Eusébio da Silva Ferreira e menos 13 do que Fernando Peyroteo.

Além do percurso ímpar no FC Porto, Fernando Gomes foi ainda internacional português em 42 ocasiões (marcou 11 golos), tendo participado no Euro 84 e no Mundial 1986.

Ao longo da carreira, Fernando Gomes conquistou 14 títulos, todos pelo FC Porto: cinco campeonatos nacionais, três supertaças, três taças de Portugal, uma Taça dos Clubes Campeões Europeus, uma Supertaça Europeia e uma Taça Intercontinental.

Após terminar a carreira de futebolista manteve-se ligado ao futebol, desempenhando diversos cargos no FC Porto, onde liderou o departamento de prospeção e foi diretor da formação, cargo que manteve até ao último dia.

«O FC Porto está de luto pela perda de uma das maiores figuras da sua história e endereça as mais sentidas condolência à família, aos amigos e a todos os admiradores de Fernando Gomes», reagiu o clube azul e branco neste sábado.

Ao FC Porto, família e amigos de Fernando Gomes, o Maisfutebol endereça também sentidas condolências pela perda de um dos mais brilhantes futebolistas portugueses de sempre.

(artigo atualizado)

Patrocinados