Dos voos aos restaurantes, férias ficaram mais caras em julho

ECO - Parceiro CNN Portugal , Mariana Espírito Santo
11 ago 2023, 19:43
Resort na República Dominicana

Férias organizadas no estrangeiro e voos internacionais ficaram mais caros em julho, face a junho, revela o INE. Gasóleo e restaurantes também aumentaram

A inflação continuou a abrandar em julho, mas muitos dos produtos associados às férias de verão registaram um aumento de preços, de acordo com os dados do Instituto Nacional de Estatística. É o caso dos voos internacionais, cuja variação mensal foi de 11,36%, bem como das férias organizadas no estrangeiro, que subiram mais de 13%.

a evolução de junho para julho, o índice de preços no consumidor registou uma taxa de variação mensal de -0,4%. É possível ver quais são os componentes que mais contribuíram para este resultado e vários dos produtos estão associados às férias.

Na lista encontram-se então os voos internacionais, cujos preços subiram 11,36% face ao mês anterior. Já o gasóleo, do qual muitos portugueses tiveram de se abastecer para ir de férias pelo país, avançou 3,47% em julho.

As férias organizadas fora do território nacional, segundo os dados do INE, encareceram em 13,24% face ao mês anterior. Mas mesmo quem opta por ficar por Portugal, vê que os restaurantes, cafés e estabelecimentos similares tiveram um aumento de 0,84%.

Ainda assim, nem tudo pesa no bolso dos portugueses. Quem optou por ir às compras para fazer a mala para as férias, pode ter tido uma boa surpresa. Os preços do vestuário e calçado caíram, recuando entre 12% a 22% para roupas de mulher, homem e criança, “em consequência do início do período de descontos de fim de coleção”, nota o INE.

Já para quem gosta de ler na praia, os preços dos jornais, livros e artigos de papelaria recuaram ligeiramente em julho (0,11%). Os jogos, brinquedos e artigos para atividades de recreação e lazer também ficaram mais baratos, com os preços a cair 1,4%.

Dinheiro

Mais Dinheiro

Patrocinados