Saiba tudo sobre o Euro aqui

As razões que levaram Sérgio Conceição a adiar João Moutinho

25 ago 2023, 15:38
João Moutinho: aos 36 anos, um dos poucos ainda no ativo. Representa o Wolverhampton (AP/Jose Breton)

Treinador do FC Porto reconhece as qualidades do médio, mas considera que não se enquadrava nas necessidades urgentes do plantel

João Moutinho fugiu ao FC Porto e é reforço do Sp. Braga, numa fuga que, segundo o Maisfutebol apurou, não passa apenas por uma decisão de Sérgio Conceição. O treinador, pelo menos, não entende que seja apenas responsabilidade dele: resulta sim, da incapacidade da SAD portista em trabalhar vários dossiers ao mesmo tempo.

Mas vamos por partes.

A verdade é que, como noticiámos logo na altura, Sérgio Conceição ficou furioso com a saída de Otávio e com o facto de João Moutinho ter acertado condições e realizado exames médicos quando o treinador ainda estava no hospital, após ter sido operado aos dois joelhos.

No entanto, e apesar disso, Conceição reconhece qualidade a Moutinho e até o via como um bom reforço: mas não nestas condições e, sobretudo, nunca seria um reforço prioritário.

O FC Porto, recorde-se, tem cinco médios centro (Nico Gonzalez, Alan Varela, Grujic, Eustáquio e André Franco), pelo que a prioridade para o treinador teria de ser outra: há muito espera por reforços para a lateral direita e para extremo, que até agora ainda não chegaram.

Enquanto isso, e na perspetiva do técnico, João Moutinho não seria um substituto de Otávio, que faz várias posições em campo e sempre em enorme rotação. Por outro lado, Moutinho também não se enquadraria na forma de jogar do FC Porto, nem acrescentaria a agressividade e a rapidez que o futebol da equipa precisa recuperar, após as perdas de Otávio e Uribe.

Por tudo isso, o treinador deixou claro aos responsáveis que contratar Moutinho não resolveria nenhuma das urgências do clube: não garantia um lateral para fazer concorrência a João Mário e libertar Pepê, nem garantia mais um extremo (para juntar a Galeno, Gonçalo Borges e Pepê), cujo perfil está definido desde o final da época passada e que se enquadra nas características de Ivan Jaime (com capacidade para jogar em posições interiores).

Relacionados

Patrocinados