Sérgio Conceição: «O mercado de janeiro está aberto demasiado tempo»

Ricardo Gouveia , Estádio Nacional, no Jamor
30 dez 2018, 20:54

Treinador elogiou «qualidade» de Fernando Andrade, mas dirige duras críticas ao longo período do mercado de inverno

Sérgio Conceição voltou a insurgir-se contra o período longo em que o mercado está aberto em janeiro com os clubes, em plena competição, sujeitos a perderem jogadores importantes para o final da época. À margem da conferência de imprensa que se se seguiu ao triunfo sobre o Belenenses (2-1), para a Taça da Liga, o treinador também falou, pela primeira vez, do reforço Fernando Andrade.

[O mercado vai abrir no dia 1 de janeiro, espera perder alguém importante?]

- A intenção é não perder ninguém. Se vier alguém e bater a cláusula de rescisão, não podemos fazer nada. Estamos cá para isso, para analisar essas situações. Acho que o mercado está aberto demasiado tempo neste mês de janeiro, mas é o mercado que temos. Essa situação já foi discutida na UEFA e tive a oportunidade de assistir a uma reunião em que ouvi muitos treinadores a queixarem-se e a quererem mudar a situação.

[O calendário vai apertar com dois clássicos em janeiro. Espera reforços?]

- Depois deste jogo vou começar a preparar o jogo na Vila das Aves. Depois vamos ter tempo para analisar essas situações. Neste momento estou bem assim. Depois lá mais para a frente podemos falar nessas situações. São situações que são normais. Acho que o período de mercado devia ser mais curto. Mesmo a Liga dos Campeões vai parar. Há grandes clubes europeus que vão ter oportunidades de se reforçar e vão poder apresentar equipas completamente diferentes. Acho que se devia ajustar aqui algo para beneficiar toda a gente.

 [Fernando Andrade já confirmou que vai reforçar o FC Porto. O que espera desse jogador?]

- É um jogador que acompanhava já há algum tempo. Este ano veio confirmar aquilo que pensava dele. É um jogador que vai ser uma solução importante para nós. Jogando o FC Porto como joga, na maior parte das vezes com dois avançados, é preciso gente com qualidade para a frente. Vi qualidade no Fernando, por isso aconselhei a contratação dele.

Relacionados

Patrocinados