Um Europeu em que Gasol «ainda foi maior» do que a sua campeã

21 set 2015, 08:27

A Espanha ganhou o título europeu de basquetebol com a sua estrela a brilhar mais do que todos. Em final de carreira, pelo que diz a idade, Gasol está numa forma que lhe dão uma esperança olímpica para o único grande titulo que lhe falta




Ele agradece à equipa e aos adeptos. Mas, neste momento, é a Espanha que lhe está agradecida. Pau Gasol foi a figura máxima da seleção espanhola que ganhou o Campeonato da Europa de basquetebol pela terceira vez. Como ele fez o «tri», ele que acabou por ser, também a figura máxima deste Eurobasket.

«É um dos triunfos que mais prazer me deram. Não eram muitos os que apostavam em nós para este campeonato. Trabalhámos muito», afirmou Gasol, citado pelo «As», destacando as chaves do percurso vitorioso culminado neste domingo: «Estarmos unidos, ir do menos ao mais, acreditar em nós próprios e nos companheiros.»

Gasol no plural. Mas o plural fala nele. Fala dele. Agradece-lhe. Os 40 pontos que arrancou frente à anfitriã França nas meias-finais deste Europeu (na vitória da Espanha por 80-75) deixaram-lhe o país aos seus pés. E a Europa a apenas mais uma partida de ficar aos pés dos espanhóis. Isso ficou consumado neste domingo. O basquetebol europeu ficou aos pés de uma geração que os espanhóis veneram, no seu geral, com todo o merecimento.

Esta geração do basquetebol espanhol conquistou a 10ª medalha nos últimos em 14 anos. São três ouros em quatro edições do Eurobasket, a que juntam mais duas pratas e dois bronzes. Em 2006, a Espanha conquistou o título mundial. Nos dois últimos Jogos Olímpicos ficou com a prata.



Daquele palmarés (contado a partir de 2001), Pau Gasol só não tem uma das medalhas. O extremo/poste espanhol que joga na NBA desde aquele ano só falhou o Eurobasket 2013 por razões médicas – quando a Espanha ficou por um bronze. De resto, Gasol acumula nove daquelas 10 medalhas. No campeonato profissional do Estados Unidos, o espanhol ganhou dois títulos da NBA pelos LA Lakers, que representou entre entre 2008 e 2014. Gasol estreou-se nos Memphis Grizzlies. Agora joga nos Chicago Bulls.

«Estou muito feliz por poder continuar a jogar a um nível tão alto numa idade em que muitos jogadores já não podem fazê-lo», afirmou o jogador de 35 anos. E que nível... Na final deste domingo, Gasol marcou 25 pontos no triunfo da Espanha sobre a Lituânia (por 80-63) conseguindo aina oito ressalto, quatro contras (e ainda quatro assistências).

O basquetebolista espanhol fechou o torneio com uma média de 25,6 pontos, de 8,4 ressaltos e de 2,3 contras. Gasol foi o melhor marcador do Eurobasket fazendo 230 pontos e, sem surpresa, foi eleito o jogador mais valioso (MVP) da prova.
 


 


Depois da vitória sobre a França nas meias-finais, Rafael Nadal disse sobre o compatriota: «Gasol está a passar esperança a todos. Para o desporto espanhol significa muito. Se não se conseguir o ouro, estar nos Jogos Olímpicos é muito importante.»

A presença nos Jogos Rio 2016 estava assegurada. O ouro europeu voltou a ir para a Espanha. A um ano dos Jogos Olímpicos nos quais está garantida a presença espanhola, Pau Gasol está com 35 anos a jogar de forma fantástica. Mas a sua história enquanto jogador já caminha inelutavelmente para o fim que todas têm. O próximo grande capítulo deverá acontecer no Brasil daqui a um ano. E poderá ser em forma de epílogo: com ou sem o único grande título que lhe falta.

Mais Lidas

Patrocinados