Destruição, desalojados e mortes. Imagens impressionantes dos 30 tornados que arrasaram os EUA

12 dez 2021, 00:21

Os estados do Arkansas, Illinois, Kentucky, Missouri, Mississipi e Tennessee foram afetados pelos mais de 30 tornados que têm assolado o território norte-americano. Ao fim da noite em Lisboa, há a registar pelo menos 70 óbitos, só no Kentucky, mas as previsões já apontam para mais de 100

Na sexta-feira e no início de sábado, várias zonas do centro e sul dos Estados Unidos ficaram gravemente afetadas por tornados que causaram danos devastadores e fizeram, só no estado do Kentucky, pelo menos 70 mortos.

Naquilo que o governador do estado, Andy Beshear, define como "uma das noites mais difíceis da história do Kentucky", contam-se diversos danos significativos, nomeadamente o desabamento de uma fábrica de velas com mais de 100 pessoas lá dentro, um armazém da Amazon no oeste de Illinois e uma casa de repouso em Arkansas.

Mais de 30 tornados foram registados em pelo menos seis estados, incluindo Missouri, Tennessee e Mississippi. Um trecho de mais de 400 quilómetros de Arkansas a Kentucky pode ter sido atingido por um violento tornado de longa distância.

"Tenho certeza de que esse número (de mortos em Kentucky) é 70 ou mais... pode, na verdade, exceder os 100 antes de o dia terminar", disse o governador do Kentucky, durante a manhã de sábado, realçando que “o nível de devastação é diferente” de tudo aquilo que já viu.

Um dos locais que registou mais danos é a cidade de Mayfield, no sudoeste do Kentucky, onde um tornado atingiu a fábrica de velas da Mayfield Consumer Products na sexta-feira à noite, enquanto as pessoas trabalhavam. Cerca de 110 pessoas estavam lá dentro e teme-se que o incidente tenha causado dezenas de mortos.

"Há pelo menos 15 pés de metal (cerca de 4,5 metros) com carros em cima, barris de produtos químicos corrosivos que estão lá. Será um milagre se alguém mais for encontrado vivo neles", afirmou o governador do estado numa conferência de imprensa.

O número oficial de mortos no Kentucky ainda foi divulgado, mas mortes foram relatadas no estado do Arkansas (duas), Tennessee (quatro), Illinois (seis) e Missouri (duas).

No condado de Warren, em Kentucky, há crianças entre as 12 vítimas mortais relacionadas com a tempestade.

Joe Biden: "Uma das maiores ondas de tornados na nossa história. Uma tragédia"

Joe Biden já reconheceu que esta será provavelmente uma das temporadas de tornados mais trágicas da história dos Estados Unidos.

“Esta é provavelmente uma das maiores ondas de tornados na nossa história. (…) É uma tragédia… É uma tragédia e ainda não sabemos quantas vidas se perderam nem dimensão real dos estragos. Quero enfatizar que disse a todos os governadores que vamos fazer tudo, tudo o que podermos para ajudar”, disse o presidente norte-americano.

Biden prometeu ainda visitar o Kentucky. Através de chamada telefónica, o presidente dos Estados Unidos disse ao governador do estado norte-americano, Andy Beshear, que vai visitar as cidades atingidas "quando não estiver o caminho no das operações regaste". 

E.U.A.

Mais E.U.A.

Patrocinados