Morreu a atriz espanhola Margarita Lozano

7 fev 2022, 14:00
Margarita Lozano (Ayuntamiento de Lorca)

Ícone do cinema do país vizinho tinha 91 anos

A atriz espanhola Margarita Lozano, uma das mais famosas do cinema do país no século XX, morreu na madrugada desta segunda-feira aos 91 anos, avançaram vários órgãos de comunicação social de Espanha.

Nascida em Tetuão, no então protetorado espanhol de Marrocos, Lozano começou a sua carreira no teatro, tendo depois entrado no mundo do cinema, onde trabalhou com nomes como Luis Buñuel, Pier Paolo Pasolini e Sergio Leone.

Entre os filmes que protagonizou estão “Babilonia”, “Per un pugno di dollari” e o último, “Napoleón y yo”, datado de 2006. Em junho passado, recebeu do Conselho de Ministros espanhol a Medalha de Ouro das Belas Artes, como forma de reconhecimento pelo percurso profissional.

Lozano morreu na localidade de Puntas de Calnegre, no município murciano de Lorca, que decretou três dias de luto pela morte da residente.

“Sempre estaremos gratos por ter levado o nome desta terra, a sua, para todo o mundo”, afirmou o alcaide de Lorca, José Mateos, citado pelo El País. O funeral da atriz está marcado para quarta-feira na aldeia de Ramonete.

Artes

Mais Artes

Patrocinados