Três quartos da eletricidade produzida pela EDP em 2021 teve origem renovável

Agência Lusa , DCT
20 jan, 19:10
EDP

A energia eólica a representar quase metade da produção total

Três quartos da eletricidade produzida pela EDP em 2021 teve origem renovável, com a eólica a representar quase metade da produção total, num ano em que a hídrica diminuiu significativamente após a venda de seis barragens em Portugal.

Em comunicado ao mercado, a EDP informa que "as energias renováveis representaram 75% da eletricidade gerada pela EDP em 2021", ano em que "a geração eólica aumentou 5% em comparação com o período homólogo, principalmente impulsionada pela Europa e Brasil, como resultado de maior capacidade instalada".

Por outro lado, refere, "a produção hídrica diminuiu significativamente devido principalmente à alienação de 1,7 GW de seis centrais hidroelétricas em Portugal em dezembro de 2020, que contribuíram com 3,4 TWh de geração em 2020".

"Excluindo este impacto, a produção hídrica na Península Ibérica diminuiu 1% no período, principalmente devido à fraca produção hídrica no quarto trimestre (o coeficiente de geração hídrica foi 57% abaixo da média histórica)", lê-se no comunicado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

Relacionados

Novo Dia CNN

5 coisas que importam

Dê-nos 5 minutos, e iremos pô-lo a par das notícias que precisa de saber todas as manhãs.
Saiba mais

Economia

Mais Economia

Patrocinados