Ucrânia: Macron e Scholz conversaram com Putin e voltaram a pedir um cessar-fogo imediato

Andreia Miranda , DCT - notícia atualizada às 15:48
12 mar 2022, 11:59
A (enorme) mesa que separou Macron e Putin em Moscovo

Os três líderes já tinham conversado por telefone na quinta-feira

O Presidente francês, Emmanuel Macron, e o chanceler alemão, Olaf Scholz, conversaram novamente hoje com o presidente russo, Vladimir Putin, sobre a guerra na Ucrânia, um dia após a cimeira europeia em Versalhes, informou o Palácio do Eliseu.

Segundo a Reuters, citando um porta-voz do governo alemão, o telefonema durou 75 minutos.

Fonte oficial da presidência francesa disse ainda que Putin não se terá mostrado "disposto para acabar com a guerra", mas Emmanuel Macron e Olaf Scholz reiteraram o apelo por um cessar-fogo imediato na Ucrânia como condição para negociações completas. 

Os três líderes já tinham conversado por telefone na quinta-feira, altura em que a França e a Alemanha "exigiram um cessar-fogo imediato da Rússia".

Desde a reunião de 7 de fevereiro no Kremlin, Emmanuel Macron teve nove conversas telefónicas, incluindo a da última quinta-feira, com Vladimir Putin, segundo um balanço do Eliseu.

A Rússia lançou em 24 de fevereiro uma ofensiva militar na Ucrânia que já causou pelo menos 549 mortos e mais de 950 feridos entre a população civil e provocou a fuga de 4,5 milhões de pessoas, entre as quais 2,5 milhões para os países vizinhos, segundo os mais recentes dados da ONU.

A invasão russa foi condenada pela generalidade da comunidade internacional que respondeu com o envio de armamento para a Ucrânia e o reforço de sanções económicas a Moscovo.

Europa

Mais Europa

Mais Lidas

Patrocinados