Esloveno Aleksander Ceferin candidato à presidência da UEFA

8 jun 2016, 17:27
Blatter e Platini

É o segundo dirigente a assumir a candidatura à sucessão de Platini

O presidente da Federação de Futebol da Eslovénia (NZS), Aleksander Ceferin, anunciou esta quarta-feira que é candidato à sucessão de Michel Platini como presidente da UEFA.

«Ceferin decidiu aceitar o desafio e irá apresentar a sua candidatura à presidência da UEFA», refere em comunicado a NZS, adiantado que o advogado, de 48 anos, «conta já com o apoio de 18 federações».

De acordo com a NZS, as federações de futebol de Itália, Dinamarca, Finlândia, Noruega, Suécia, Albânia, Bósnia-Herzegovina, Bulgária, Croácia, Chipre, Grécia, Macedónia, Montenegro, Romênia, Rússia, Sérvia, Eslovénia e Turquia apoiam a candidatura de Aleksander Ceferin.

Aleksander Ceferin, em declarações à rádio pública Eslovénia, defendeu a necessidade de se proceder a «reformas no organismo», tornando a UEFA «o mais transparente possível e seguir o caminho traçado para a FIFA».

«Manifestamente, se eu reúno os apoios das federações que já me declararam estar do lado da minha candidatura é porque acham que eu tenho o perfil para liderar a organização (UEFA)», referiu ainda Aleksander Ceferin.

A UEFA vai reunir a 14 de setembro, em Atenas, para eleger o sucessor do francês Michel Platini, suspenso quatro anos pelo Tribunal Arbitral do Desporte (CAS), após ter recebido 1,8 milhões de euros em circunstâncias controversas.

Aleksander Ceferin é o segundo dirigente a assumir a candidatura à presidência da UEFA, depois do holandês Michael Van Praag, de 68 anos, vice-presidente do comité executivo do organismo.

Patrocinados